Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 09:38

    Imprimir


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as correções oficiais, deve encerrar 2007 em 3,91%. A estimativa foi mantida por uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras consultados pelo Banco Central na última sexta-feira (19).

A pesquisa, que deu origem ao Boletim Focus divulgado hoje (22), revela as tendências dos especialistas para os principais indicadores da economia. Segundo as expectativas, o IPCA de outubro será de 0,31% e deve ceder para 0,30% em novembro. Para o período de 12 meses, a projeção foi mantida 3,83%.

O comportamento de preços também deve manter estabilidade no mercado paulista. Segundo as projeções dos especialistas, o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) repete o cálculo de 3,95% para a inflação deste ano.

A perspectiva para os preços no mercado atacadista é de alta. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou sua projeção de 5,66% para 5,76% no ano, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) evoluiu de 5,44% para 5,50%. Para ambos os índices a projeção ao final de 2008 é de 4%.

Para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação e outros), a estimativa dos analistas ouvidos pelo BC é de queda. Esses preços representam quase um terço na composição do IPCA e devem fechar o ano em 2,30%, contra estimativa de 2,40% na pesquisa da semana anterior. A projeção para o final de 2008 também aumentou de de 3,70% para 3,80%.





Fonte: Inflação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202052/visualizar/