Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 08:38
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


De janeiro a agosto de 2007, a Secretaria de Estado de Administração (SAD) já realizou e acompanhou 178 pregões que tiveram 396 empresas como vencedoras. Destas, 259 (65,40%) são empresas sediadas em Mato Grosso. Esse resultado vem ao encontro dos anseios da atual gestão, que é dar preferência a empresas de MT no fornecimento de material para o governo.

O secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, esclareceu que foi para incentivar a participação de empresas mato-grossenses e fomentar o comércio local que o Governo do Estado passou a realizar, em sua maioria, pregões presenciais. “Com o pregão eletrônico, fica fácil para qualquer empresa, de qualquer parte do país participar, basta estar conectado a um computador. E com o pregão presencial, as empresas ficam obrigadas a comparecer a sessão de pregão para apresentarem seus preços, dando mais facilidade de participação para as empresas que estão sediadas em Mato Grosso, fomentando assim a economia local. Esta é uma preocupação do governador Blairo Maggi, abrir as portas para o empresariado local”.

Um exemplo do incentivo recebido pelas empresas locais por parte do Governo Estadual é a da Pausa Nobre, que trabalha com o fornecimento de alimentação para eventos.Há três anos trabalhando como Estado, a empresária e proprietária da empresa Helena Maria Machado, contou que sua empresa cresceu significamente depois que começou a participar dos processos de licitação governamental. "Trabalhar com o Governo é excelente. Foi uma grande oportunidade, pois gerei mais empregos, ampliei meu negócio e minha rede de contatos. Não posso reclamar".

Além da importância de se incentivar o comércio local, dando maiores oportunidades às empresas mato-grossenses, existe também a necessidade da participação de empresas de fora do estado, para que haja competitividade em busca do melhor ou menor preço, com qualidade. Das 396 empresas ganhadoras das licitações, 137 (34.60%) não eram de Mato Grosso.

A participação de empresas de fora do Estado reflete a confiança que os empresários de todo o país depositam no Governo de Mato Grosso. Este é o caso, por exemplo, da empresa Quality Aluguel de Veículos Ltda, vencedora do pregão de nº 28/2007, para futura e eventual locação de veículos de diversas categorias, para atender aos Órgãos/Entidades da Administração Estadual. Com sede em Brasília (DF) e filiais em São Paulo (SP), Palmas (TO), Curitiba (PR) e outras capitais, a empresa está a 12 anos no mercado e conta com uma frota de 3,5 mil veículos terceirizados. A Quality presta atendimento 24 horas via 0800, em todo o território nacional. A empresa irá disponibilizar para locação cinco tipos de veículos: Fiat Uno, Nissan Frontier, Chevrolet Blazer e Chevrolet Vectra e Volkswagen Parati.

A gerente comercial da Quality, Mônica da Mata, explicou que a empresa se interessou em participar dos processos de pregão em Mato Grosso devido ao crescimento que o Estado tem demonstrado nos últimos anos. “Analisamos também que o Governo está investindo na implementação das indústrias, o que transmite confiabilidade aos fornecedores. Mato Grosso é um Estado em crescimento e que está criando novas ferramentas para que as empresas possam se instalar”

Segundo o superintendente, as empresas que desejam participar dos pregões realizados pelo Governo precisam apresentar a prova de quitação com o INSS, de regularidade com o FGTS, a certidão negativa da dívida ativa e precisam também estar regular com a Fazenda Estadual.

No portal do Sistema de Aquisições Governamentais, com link no site da SAD (www.sad.mt.gov.br), os interessados em ser fornecedores do Estado de Mato Grosso encontrarão todas as explicações necessárias, como lista de documentos e requisitos.

EMPRESAS CADASTRADAS

O Governo do Estado tem hoje cadastradas como fornecedoras 1.924 empresas, sendo 1.661 ativas e 249 inativas. Esse número é 115,4% maior do que o número de fornecedores existentes em dezembro de 2002, quando 893 eram cadastradas.

Para o secretário Geraldo de Vitto Jr, o aumento de empresas cadastradas como fornecedoras nos últimos anos demonstra mais uma vez a credibilidade alcançada pelo Governo do Estado junto aos empresários, tanto mato-grossenses quanto do restante do país. “Hoje somos um cliente respeitado e confiável”.





Fonte: Assessoria/SAD-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202066/visualizar/