Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 07:23
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Nova rodada de pesquisa eleitoral confirma a preferência dos eleitores de Cuiabá pelo deputado Walter Rabello (PP) na disputa à Prefeitura de Cuiabá com 32,8% das intenções de voto contra 20,7% do segundo colocado, o prefeito Wilson Santos (PSDB), seguido do deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) com 15,8%, na modalidade estimulada.

Já na espontânea, Walter desponta com 16,7% contra 14,8% do tucano. O quadro vislumbra um possível segundo turno entre os dois. Embora a diferença entre os postulantes se estreite no questionamento espontâneo, Rabello assegura a hegemonia nos cenários estimulados, com picos de aprovação de 40%.

Pesquisa realizada pela KGM Comunicação, Marketing e Pesquisas revela que o deputado republicano arrebanharia apenas 7,2% dos eleitores cuiabanos caso as eleições de 2008 ocorressem hoje. Na seqüência, os petistas Alexandre Cesar e Carlos Abicalil, assim como o deputado Roberto França figurariam com poucas chances junto ao eleitorado, com percentuais pífios pouco acima de 1%. Sem partido, França não poderia se candidatar.

No mesmo campo espontâneo, o prefeito Wilson Santos apresenta a maior rejeição entre os "prefeitáveis", descartado por 20% dos eleitores entrevistados. A reprovação ao nome de Rabello atinge 13,2%. O candidato também apresenta situação mais confortável perante o tucano e outros candidatos aventados nos cenários estimulados da amostragem.

O melhor desempenho do neo-progressista (ele deixou recentemente o PMDB) chega à marca de 40,5%. O resultado considera o embate virtual com Wilson Santos, que conquistaria 29% dos votos, e Iraci França, com 6,3% da preferência eleitoral. A ex-vice-governadora se filiou no início do mês ao Democratas e figura como opção ao partido, cujo candidato hoje é o ex-prefeito Anildo Lima Barros.

Ainda no primeiro questionamento estimulado, o deputado federal Carlos Abicalil (PT) surge com 9,7, seguido do também federal Valtenir Pereira (PSB) com 5,3%. Num recorte sem a candidatura de Valtenir, Sérgio ganha mais fôlego junto aos eleitores, citado por 20,7% das pessoas ouvidas.

A pulverização de votos entre Sérgio Ricardo e Walter Rabello é atribuída pelo perfil semelhante dos dois políticos: com o viés populista, ambos apresentam programas na TV, têm a grande base de votos junto à população de baixa renda e estão hoje na Assembléia Legislativa.

O deputado federal Carlos Abicalil detém 17,7% dos votos em outro recorte aventado na consulta estimulada, no embate com Rabello (36%) e Wilson Santos (26%). O pico de aprovação de Valtenir é de 11% em outro cenário, que assim como o anterior se restringe ao prefeito e ao postulante mais cotado.

A pesquisa quantitativa ouviu 600 eleitores cuiabanos, nos dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro da amostragem é de 4%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202085/visualizar/