Mens@gem para você
No momento, a referência da ineficiência encontra-se na aviação comercial brasileira.Gerenciamento ineficaz,por parte do governo, deficiência das empresas aéreas no atendimento aos usuários e malha aeroviária inadequada são evidências que tem feito parte do noticiário nacional. O conjunto de fatores que geram a excelência em gestão pode ser resumido em 7Ms: mercado,método,meio ambiente,medição,material,máquinas e mão-de-obra,este chamado por nós de “cabeças-de-obra”. Os caçadores de talentos têm garimpado, no mercado de trabalho, profissionais com competência técnica, conduta ética e habilidades ecléticas,que podem ser traduzidas por liderar,motivar e comunicar eficazmente. Bernardinho, o técnico da seleção (campeã mundial) brasileira de vôlei, é um grande exemplo do momento.
Apesar das normas técnicas de padronizações de procedimentos, que as empresas têm implementado, o desafio reside na comunicação interpessoal, pois cada relacionamento é único, é singular. O sorriso ainda é a menor distância entre duas pessoas. Assim como a invenção da imprensa,a Internet provocou uma gigantesca revolução, consolidando a globalização dos meios de comunicação.Estamos convencidos de que,em determinadas circunstâncias, a tecnologia aproximou as distâncias,mas distanciou as proximidades. A comunicação está para as empresas assim como a corrente sangüínea está para o organismo humano. Qualquer falha pode provocar o que denominamos de “AVC organizacional”. Ele pode ser fatal ou deixar marcas indeléveis para a imagem da empresa.
Investimentos em melhoria contínua de processos fazem parte da vantagem competitiva, porém alem de atender as necessidades dos consumidores,é preciso superar as suas expectativas,encantando-os,como apregoava Peter Drucker. Excelência no atendimento aos clientes, e no relacionamento com os não-clientes, pode ser o diferencial da empresa, já que a tecnologia está deixando os produtos (da mesma linha) cada vez mais parecidos.Esta constatação nos leva a crer que “marketing não é uma batalha de produtos,mas sim um guerra de percepção”.Nos serviços públicos,com raras e honrosas exceções, o atendimento à população é,no mínimo, desrespeitoso.Os exemplos estão aí,principalmente na saúde pública.
O sucesso do SACC – sistema de aprimoramento contínuo da comunicação – exige transparência no intercâmbio de informações e experiências com os clientes,fornecedores,com a comunidade e com os “clientes-internos”,ou seja,os funcionários. Como exemplo de sucesso empresarial, indicamos mais um filme.Em Bagdá Café aparece um casal, que ao fazer turismo nos EUA, se desentende e cada um toma um rumo diferente.A mulher caminha pela estrada e, depois de muito caminhar, encontra um posto de combustíveis,que se encontrava em acentuada decadência e daí, ela começa a....é melhor assistir o filme.
Como mens@gem final para você, destacamos o bordão de um dos mais espetaculares comunicadores da televisão brasileira,Abelardo Barbosa (1917-1988),o Chacrinha, que dizia: quem não se comunica,se trumbica.
* Faustino Vicente - Consultor de Empresas – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - tel.(011) 4586.7426 – Jundiaí (Terra da Uva) - SP
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