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Distrito Industrial de Cuiabá tem nova linha de ônibus coletivo
Desde a última terça-feira (16), os cerca de oito mil usuários de transporte coletivo do Distrito Industrial de Cuiabá já contam com os benefícios de uma nova linha de ônibus. Inaugurada oficialmente, a Linha Alimentadora 703 passa a fazer conexão com a Linha 707 (Caic-Pedra 90) e é parte de uma segunda etapa do processo de integração do transporte coletivo no distrito. A nova linha é uma opção para o transporte de trabalhadores de duas regiões distantes para os pontos onde eles podem fazer integração com a Linha 707, que há oito meses passa pelo distrito e vai até o bairro do Porto.
A Linha 703 é uma antiga reivindicação dos trabalhadores e empresários da região, uma vez que, antes, o transporte de funcionários era feito em ônibus particulares. Muitos utilizavam bicicletas ou faziam o percurso a pé, até a BR-364. O novo itinerário se tornou uma realidade graças a uma indicação que o vereador Francisco Vuolo (PR) apresentou na Câmara Municipal, em 2003, e que só agora foi levada em conta pela Prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Oscar Soares Martins, a Linha 703 não só beneficiará os trabalhadores do Distrito Industrial, mas também de outras regiões, como Tijucal e Osmar Cabral.
Para Margareth Buzetti, vice-presidente de transportes da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), a demora em atender à reivindicação se deu em função de uma disputa entre Estado e Município sobre a responsabilidade do transporte na região. “Os empresários assumiram, durante muito tempo, uma responsabilidade que não era deles: o transporte coletivo sempre foi responsabilidade do Município, que não queria assumi-la”.
Ela destacou a ação de Francisco Vuolo e observou que o vereador sempre marcou presença nas reivindicações por melhorias no setor de transporte dos trabalhadores. Hoje, 200 empresas estão instaladas no DI e 70 delas são associadas à Aedic.
Responsável pela operacionalização do sistema, a empresa Norte Sul dispõe de oito ônibus na Linha 707 e três na Linha 703, que começou a funcionar no último dia 16. Os oito veículos da Linha 707 transportam, em média, 2,5 mil passageiros por dia. Para o empresário Francisco de Assis Marques, dono da empresa, hoje a demanda é de 300 passageiros por veículo diariamente, quando o ideal era que fossem 600, atingindo assim um total de cinco mil.
Segundo ele, há oito mil passageiros no distrito, mas, por enquanto, ainda não há essa demanda porque algumas empresas ainda fazem o transporte dos funcionários. “Já estamos preparados para disponibilizar novos veículos tão logo essa demanda – estimada em oito mil trabalhadores – ocorra”, diz o empresário.
Linha 703
Um micro-ônibus faz o itinerário até os postos Locatelli e Trevisan, na Rodovia dos Imigrantes, com a integração com a Linha 707, que vai para o Porto. A integração da rodovia deve ser feita no final da Rua V com a Rua N, no Distrito Industrial. Outros dois micro-ônibus fazem o trecho entre os postos Aricaçu e Senna, na BR-364, e o distrito, onde há a integração com a Linha 707, no final da Rua N com a rua X. A Linha 707 (Caic-Pedra 90) existe há dois anos, mas ela não operava no DI, uma vez que a demanda de passageiros era pequena.
Horário
Ônibus para a BR-364 saem do distrito e vão até o Posto Senna. Para o Posto Aricaçu, há horários especiais. 6h10, 11h50 e 18h20; do posto para o distrito, 6h20, 12h e 18h20. Na Rodovia dos Imigrantes, o ponto final é o Posto Locatelli, porém há horários especiais para os veículos que vão até o Posto Trevisan: 5h30, 7h e 17h40; do posto para o distrito, 5h43, 7h13 e 17h53.
A Linha 703 é uma antiga reivindicação dos trabalhadores e empresários da região, uma vez que, antes, o transporte de funcionários era feito em ônibus particulares. Muitos utilizavam bicicletas ou faziam o percurso a pé, até a BR-364. O novo itinerário se tornou uma realidade graças a uma indicação que o vereador Francisco Vuolo (PR) apresentou na Câmara Municipal, em 2003, e que só agora foi levada em conta pela Prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Oscar Soares Martins, a Linha 703 não só beneficiará os trabalhadores do Distrito Industrial, mas também de outras regiões, como Tijucal e Osmar Cabral.
Para Margareth Buzetti, vice-presidente de transportes da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), a demora em atender à reivindicação se deu em função de uma disputa entre Estado e Município sobre a responsabilidade do transporte na região. “Os empresários assumiram, durante muito tempo, uma responsabilidade que não era deles: o transporte coletivo sempre foi responsabilidade do Município, que não queria assumi-la”.
Ela destacou a ação de Francisco Vuolo e observou que o vereador sempre marcou presença nas reivindicações por melhorias no setor de transporte dos trabalhadores. Hoje, 200 empresas estão instaladas no DI e 70 delas são associadas à Aedic.
Responsável pela operacionalização do sistema, a empresa Norte Sul dispõe de oito ônibus na Linha 707 e três na Linha 703, que começou a funcionar no último dia 16. Os oito veículos da Linha 707 transportam, em média, 2,5 mil passageiros por dia. Para o empresário Francisco de Assis Marques, dono da empresa, hoje a demanda é de 300 passageiros por veículo diariamente, quando o ideal era que fossem 600, atingindo assim um total de cinco mil.
Segundo ele, há oito mil passageiros no distrito, mas, por enquanto, ainda não há essa demanda porque algumas empresas ainda fazem o transporte dos funcionários. “Já estamos preparados para disponibilizar novos veículos tão logo essa demanda – estimada em oito mil trabalhadores – ocorra”, diz o empresário.
Linha 703
Um micro-ônibus faz o itinerário até os postos Locatelli e Trevisan, na Rodovia dos Imigrantes, com a integração com a Linha 707, que vai para o Porto. A integração da rodovia deve ser feita no final da Rua V com a Rua N, no Distrito Industrial. Outros dois micro-ônibus fazem o trecho entre os postos Aricaçu e Senna, na BR-364, e o distrito, onde há a integração com a Linha 707, no final da Rua N com a rua X. A Linha 707 (Caic-Pedra 90) existe há dois anos, mas ela não operava no DI, uma vez que a demanda de passageiros era pequena.
Horário
Ônibus para a BR-364 saem do distrito e vão até o Posto Senna. Para o Posto Aricaçu, há horários especiais. 6h10, 11h50 e 18h20; do posto para o distrito, 6h20, 12h e 18h20. Na Rodovia dos Imigrantes, o ponto final é o Posto Locatelli, porém há horários especiais para os veículos que vão até o Posto Trevisan: 5h30, 7h e 17h40; do posto para o distrito, 5h43, 7h13 e 17h53.
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