Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Outubro de 2007 às 18:21

    Imprimir


Direitos Básicos do Consumidor e Medicamento Genérico foram os temas das palestras ministradas, nesta quinta-feira (18.10), para 100 pessoas no Centro de Convivência para Idosos “Padre Firmo Pinto Duarte Filho”, em Cuiabá. A apresentação é parte da programação do Projeto Anvisa – uma parceria entre o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O superintendente de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Angelo Boreggio, iniciou a palestra explicando o que é o Procon, quais seus ideais, e a base legal que fundamenta o órgão: a Lei Federal 8.078/90, mais conhecida como o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Logo em seguida, a conciliadora do órgão, Márcia Regina Callazans, diferenciou produtos e serviços, suas garantias e os cuidados que o consumidor deve ter antes de realizar uma compra. “O consumidor deve pesquisar preços e formas de pagamento antes de adquirir produtos e serviços e nunca se esquecer de exigir a nota ou cupom fiscal. Eles são a garantia do cumprimento dos seus direitos”, informou.

Já a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Ellen Catharina Campos Pinheiro, palestrou sobre a Lei 9.787/99, que criou a política do medicamento genérico no Brasil. De acordo com Ellen, os genéricos custam, no mínimo, 35% a menos que os medicamentos de referência, são facilmente identificados pela embalagem e passam por rigorosos testes, realizados justamente para garantir sua eficácia.

“A palestra foi bastante esclarecedora. Aprendi como procurar o Procon e não tenho mais dúvidas sobre o efeito dos genéricos, o que me incentiva ainda mais a comprar esses medicamentos", relatou Angelina da Silva, de 68 anos.

O Projeto Anvisa, lançado pelo Procon no último mês de março, já orientou crianças, jovens e adultos de 14 municípios de Mato Grosso. De acordo com o calendário, em um ano de atividades, todas as farmácias e drogarias de Cuiabá e Várzea Grande serão mapeadas e 79 palestras serão ministradas em 22 municípios do Estado, atingindo um público de 15.900 pessoas.

Confira abaixo o horário, local e público alvo das palestras programadas para Cuiabá, ainda nesta semana:

Dia 18.10 (quinta-feira) – às 15h30 – Escola Estadual Liceu Cuiabano (Praça General Malet, nº. 150 Quilombo) – 400 alunos do Ensino Médio;

Dia 18.10 (quinta-feira) – às 19h30 – Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (Rua 06, Quadra 11, Lote 07, CPA) – 100 servidores;

Dia 19.10 (sexta-feira) – às 9h30 – Escola Estadual Liceu Cuiabano (Praça General Malet, nº. 150 Quilombo) – 400 alunos do Ensino Médio; --------------------------------------------------------------------------------




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202373/visualizar/