Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Outubro de 2007 às 23:30

    Imprimir


O quinto leilão de energia nova , realizado hoje pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), contratou 110% da demanda declarada pelas distribuidoras para o ano de 2012. "O volume de 2,312 mil MW representa 110% da demanda das distribuidoras. As concessionárias haviam declarado a necessidade de comprar de 2,11 mil MW médios", explicou o presidente da CCEE, Antônio Carlos Fraga do Machado, em entrevista coletiva depois do encerramento da licitação, denominada A-5.

Venda integral

A contratação de energia acima da necessidade do mercado é resultante da sistemática do leilão. Pelas regras da disputa, a capacidade da última usina passível de contratação é vendida integralmente mesmo que esse volume supere a quantidade de energia necessária para fechar o balanço entre oferta e demanda. "Essa energia adicional fornece segurança ao sistema", afirmou o ministro interino de Minas e Energias, Nelson Hubner.

Nesse leilão, 10 dos 18 empreendimentos pré-qualificados comercializaram energia. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, cálculos preliminares indicam que esses projetos demandarão investimentos de R$ 11 bilhões nos próximos cinco anos.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202548/visualizar/