Repórter News - reporternews.com.br
Escola estadual de Juara é premiada nacionalmente por boa gestão
A Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes, em Juara, que começou suas atividades em 1988 e atende, em 12 salas de aula, a 800 alunos. A instituição tem 31 professores e vinte funcionários.
A clientela básica da escola é de classe assalariada, não raras vezes, desempregada. A instituição Iara Minotto é bem cuidada, tem pátio arborizado, bem gramado e ornamentado com flores naturais. A horta é outro atrativo da escola e garante a melhoria na qualidade da merenda escolar.
O diretor Aparecido Caetano de Souza, pedagogo pela UFMT, viajará em dezembro por 17 dias para conhecer o sistema educacional dos Estados Unidos por ter sido o gestor de Mato Grosso agraciado com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Unesco e da Fundação Roberto Marinho. Além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a primeira escola de cada Estado concorre ao prêmio Destaque Brasil. Os diretores recebem como premiação uma viagem de intercâmbio no Brasil e/ou exterior.
O objetivo principal do prêmio é incentivar as escolas a adotarem a cultura de auto-avaliação no processo de gestão. “Ele sensibiliza, motiva e orienta as escolas a avançarem na gestão escolar, especialmente no tocante à aprendizagem”, ressalta a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
Na Escola Iara as decisões são tomadas coletivamente com o corpo docente, pais e Conselho Deliberativo. A avaliação do desempenho e do trabalho escolar é outra prática corrente na instituição. “O papel social da escola junto à comunidade é o de um agente transformador dos problemas e carências do meio, agindo como fonte de informação e instrução para que todos tenham uma melhor qualidade de vida”, assegura o diretor Aparecido Caetano.
Um dos principais trunfos da Escola Iara Minotto é seu projeto político-pedagógico, sempre elaborado a partir de soluções próprias. Para isso a Semana Pedagógica é o momento de socialização dos resultados obtidos. Leitura, teatro, reuniões com os pais, civismo, preservação do patrimônio escolar, confraternização, análise bimestral da freqüência escolar, atividades esportivas e projetos ambientais são outros destaques da instituição.
Há preocupação com os alunos mais carentes. Nesse caso, existe o projeto madrinha da escola, em que o interessado doa o material necessário para o aluno estudar. Outra iniciativa reconhecida nacionalmente é o projeto aluno voluntário, que consiste na ida à escola do aluno para monitorar leitura no horário oposto ao da sala de aula.
A clientela básica da escola é de classe assalariada, não raras vezes, desempregada. A instituição Iara Minotto é bem cuidada, tem pátio arborizado, bem gramado e ornamentado com flores naturais. A horta é outro atrativo da escola e garante a melhoria na qualidade da merenda escolar.
O diretor Aparecido Caetano de Souza, pedagogo pela UFMT, viajará em dezembro por 17 dias para conhecer o sistema educacional dos Estados Unidos por ter sido o gestor de Mato Grosso agraciado com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Unesco e da Fundação Roberto Marinho. Além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a primeira escola de cada Estado concorre ao prêmio Destaque Brasil. Os diretores recebem como premiação uma viagem de intercâmbio no Brasil e/ou exterior.
O objetivo principal do prêmio é incentivar as escolas a adotarem a cultura de auto-avaliação no processo de gestão. “Ele sensibiliza, motiva e orienta as escolas a avançarem na gestão escolar, especialmente no tocante à aprendizagem”, ressalta a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
Na Escola Iara as decisões são tomadas coletivamente com o corpo docente, pais e Conselho Deliberativo. A avaliação do desempenho e do trabalho escolar é outra prática corrente na instituição. “O papel social da escola junto à comunidade é o de um agente transformador dos problemas e carências do meio, agindo como fonte de informação e instrução para que todos tenham uma melhor qualidade de vida”, assegura o diretor Aparecido Caetano.
Um dos principais trunfos da Escola Iara Minotto é seu projeto político-pedagógico, sempre elaborado a partir de soluções próprias. Para isso a Semana Pedagógica é o momento de socialização dos resultados obtidos. Leitura, teatro, reuniões com os pais, civismo, preservação do patrimônio escolar, confraternização, análise bimestral da freqüência escolar, atividades esportivas e projetos ambientais são outros destaques da instituição.
Há preocupação com os alunos mais carentes. Nesse caso, existe o projeto madrinha da escola, em que o interessado doa o material necessário para o aluno estudar. Outra iniciativa reconhecida nacionalmente é o projeto aluno voluntário, que consiste na ida à escola do aluno para monitorar leitura no horário oposto ao da sala de aula.
Fonte:
Olhar Direto
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202953/visualizar/
Comentários