Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Outubro de 2007 às 08:42

    Imprimir


Neste final de semana o município de Barra do Garças (506 quilômetros de Cuiabá) estará em festa. A população prepara-se para a 16ª edição da Festa do Caju, evento tradicional da região, que integra o calendário turístico e gastronômico da cidade. O evento é promovido pela Associação de Moradores e Pequenos Produtores do Distrito Voadeira e conta com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato Mato-grossense, gerenciado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

A programação da Festa inicia nesta sexta-feira (12.10) e se estende até domingo (14.10). Durante os três dias serão realizadas feiras de produtos derivados do caju e de artesanato regional, almoços com comidas regionais, degustação de sobremesas à base de caju e palestras sobre benefícios econômicos do plantio e produção de derivados do caju.

Paralelamente às festividades, estará presente no local do evento o caminhão Sesi Cozinha Brasil onde serão realizadas oficinas gastronômicas com receitas salgadas, que têm o caju como principal ingrediente, desenvolvidas pela instituição por meio do Projeto Caju.

A presença do Projeto Caju durante a Festa só foi possível graças a iniciativa do secretário da Sicme, Alexandre Furlan, que solicitou pessoalmente ao superintendente do Sesi Nacional, Antonio Carlos Brito Maciel, o patrocínio para o evento em Barra do Garças. Além disso, a iniciativa do Secretário contou com o apoio do Sesi Regional, que disponibilizou o caminhão do Programa Sesi Cozinha Brasil e duas nutricionistas sendo uma de Fortaleza integrante do Projeto Caju. “Essa é a primeira vez que o Projeto Caju ministra oficinas fora do Nordeste. É uma oportunidade única para os artesãos da região aprimorarem suas receitas feitas a base de caju”, ressalta o Secretário.

COZINHA BRASIL

Criado em 2004 pelo Sesi, o Programa Cozinha Brasil desenvolve atividades que visam promover uma alimentação saudável por meio da educação alimentar e nutricional. Seu objetivo é estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar na mudança de comportamento das comunidades em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos, promovendo uma cultura de saúde, bem-estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade.

Um dos princípios básicos do Sesi Cozinha Brasil é o aproveitamento integral dos alimentos, por isso, procura utilizar em suas receitas aquilo que normalmente é dispensado, como talos, cascas, folhas e sementes. Sempre em receitas de sabor apurado, com alto valor nutritivo e baixo custo.

O Projeto Caju surgiu a partir de uma parceria fechada em 2007 com o empresário Jaime Aquino, proprietário da Cione, uma das maiores produtoras de castanha de caju do País, que repassou ao Cozinha Brasil a tecnologia da fibra de caju. Coube à equipe de técnicos do Sesi-CE alinhar as possibilidades de receitas desenvolvidas pelo empresário às diretrizes do Cozinha Brasil. O resultado é um livro que reúne 14 saborosas receitas, salgadas, a base de caju.

POVOADO DE VOADEIRA

Localizado na região do Vale do Araguaia, o povoado de Voadeira, em Barra do Garças, é considerado o maior produtor de caju da região. O povoado está a 18 quilômetros do centro de Barra do Garças, com duas vias de acesso.

Na semana anterior à festa ocorreram oficinas de produção de doces, artesanato em biscuit e de pintura em mini-telas, ambas com o tema caju. Os alunos foram pessoas da comunidade, que estarão comercializando as peças produzidas nas oficinas durante a festa.

Durante os dois dias de festa serão expostos e comercializados vários derivados do caju, como doces em calda, cristalizados, mel, conservas, licores, caju na cachaça, castanhas e sucos. Os produtos são fabricados na Cozinha Comunitária do Povoado de Voadeira construída pelo Banco do Brasil, Empaer e prefeitura de Barra do Garças.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203089/visualizar/