Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 11 de Outubro de 2007 às 19:13

    Imprimir


Horário de Verão. Vilão para uns, bem quisto por outros, ele é até hoje assunto controverso para muitas pessoas. A mudança começa a zero hora de domingo ( 14.10) e vai até 16 de fevereiro de 2008 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A antipatia de muitos pelo horário de verão pode ter uma explicação. Mais do que exigir uma reprogramação do corpo para dormir e acordar uma hora mais cedo, a alteração de horário provoca impactos em todo o organismo e a adaptação não é automática. O organismo trabalha dentro de um ritmo de 24 horas e a mudança de horário atrapalha esse funcionamento. Quando esse ritmo começa mais cedo, ele afeta todo o organismo.

Os especialistas explicam que hábitos arraigados e a herança genética contribuem para um processo chamado de 'relógio biológico' ou 'ritmo circadiano', isto é, o ritmo adequado a cada organismo e que determina quando uns sentem mais sono e outros mais disposição. De acordo com os estudos realizados nessa área, durante o horário de verão os mais sensíveis a mudanças no relógio devem estar preparados para uma transição de 10 a 15 dias.

Dicas para amenizar os transtornos - Um truque é colocar o despertador para tocar pelo menos 15 minutos antes da hora. O ruído e o próprio processo de despertar aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse. Quando chegar a hora de deixar a cama, o organismo já estará com mais energia e disposição para aceitar a determinação de que é preciso levantar.

Outra dica para os primeiros dias do horário de verão é evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas. O álcool pode dar a sensação de um gostoso relaxamento, mas pode retardar o sono. É bom procurar não pular as refeições. Isso pode causar queda no nível de açúcar, o que resultará em cansaço, e não reservar um prato pesado como último do dia, a pessoa pode ter mais dificuldades para adormecer.





Fonte: SAD-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203142/visualizar/