Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Outubro de 2007 às 16:07

    Imprimir


O Horário Brasileiro de Verão começa neste domingo, dia 14 de outubro. À zero hora os relógios deverão ser adiantados em uma hora em Mato Grosso e nos demais estados das regiões centro-oeste, sul e sudeste, e devem ficar assim, até o dia 16 de fevereiro de 2008.

Desde 1985 o Horário de Verão é implantado na segunda quinzena de outubro. Excepcionalmente no ano passado, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, ele foi adiado por 3 semanas, por causa do segundo turno das Eleições.

A implantação do Horário de Verão tem como principal meta a redução do consumo de energia nos horários de pico de carga do sistema elétrico brasileiro.

Com a medida, o governo federal espera que haja redução entre 4% e 5% na demanda de energia no horário de pico. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de redução na demanda da ordem de 1.745 MW, o que equivale ao dobro da carga de consumo de pico de Brasília. Já na Região Sul, a redução deverá ser da ordem de 522 MW, equivalente ao triplo da carga de pico da cidade de Florianópolis.

O ministério informa que o aumento de consumo de energia a partir de outubro é resultado do aumento da produção industrial, face às encomendas de Natal, e ao aumento da temperatura com a chegada do verão.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA - Ainda de acordo com o governo, além do Distrito Federal, o horário de verão entra em vigor nos mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

SAIBA MAIS - O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. O período 2002/2003 correspondeu à 29ª vez de implantação do sistema no Brasil, sendo que desde 1985 esse horário especial ocorre todos os anos, somando 18 vezes consecutivas.

O Horário de Verão reduz a demanda por energia no período mais crítico do dia, ou seja, que vai das 18h às 21h quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico, denominado "horário de ponta". Portanto, antecipar os ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durante quatro meses no ano, em média, permite que se aproveite melhor a luz natural.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203172/visualizar/