Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 10 de Outubro de 2007 às 20:17
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


A apresentação de uma banda infantil do município de Vera, no encerramento da VI Conferência Estadual de Saúde, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, impressionou aos delegados presentes no evento e também os observadores. Tocando com a qualidade de músicos experientes, os 17 meninos e três meninas que formam a Big Band, nome que escolheram para o conjunto, fizeram com que os 800 delegados da Conferência se levantassem várias vezes para aplaudir os números musicais apresentados.

O regente da banda, professor Rubens César, disse que os meninos e meninas que compõem o grupo vieram de famílias pobres. "A maioria deles eram meninos e meninas de rua, que foram reunidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Governo Federal, e no programa Agente Jovem, de inserção social do município de Vera".

Segundo Rubens César os músicos infantis treinaram durante quatro meses apenas, na preparação do repertório do grupo que incluiu músicas como "Hei Jude", dos Beatles, e a VI Sinfonia de Bethoven. A primeira apresentação oficial foi em Junho de 2006, no dia D de Combate ao Trabalho Infantil, fazendo abertura de uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vera.

A Big Band é mantida pela prefeitura do município de Vera, dirigida pelo prefeito José Nilton dos Santos. Ele disse que, "no início da instalação do programa Peti, quando ainda não tinham sido liberados os recursos, a prefeitura investiu na reforma e recuperação de alguns instrumentos. Mais tarde, com os recursos liberados pelo Peti, compramos os instrumentos mais pesados como a bateria e outros". Os músicos da Big Band tocam bateria, percussão, teclado, guitarra, saxofone, trombone, trompete, flauta transversal e contrabaixo.

Segundo o prefeito, atualmente o município continua ajudando a banda com veículo de transporte e outros meios, bem como pagando o salário do regente musical, Rubens César. "O prefeito está pretendendo fazer gestão para oferecer, aos músicos mirins, uma ajuda financeira para que continuem se apresentando onde forem solicitados", explicou o regente. A banda já se apresentou em eventos nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Sinop.

Jenifer Beumer tem 14 anos e toca flauta transversal na banda. Perguntei a ela se não se ressentia da falta de ajuda financeira para tocar na banda. "Que nada", respondeu. "Já estamos acostumados. E nós participamos em tocar nesses lugares porque nós gostamos do que fazemos". Perguntei o que ela pretendia fazer no futuro. "Quero me profissionalizar como música, estudar mais e progredir sempre fazendo o que eu mais gosto, tocar", foi a resposta.

Jefferson Correa Albino, outro músico do grupo, tem 14 anos e toca sax-alto. Quis saber dele o que pretende fazer no futuro e a resposta veio rápida: "Quero tocar numa banda famosa e continuar estudando música", disse. Ele também não reclama da falta de remuneração por tocar na Big Band. "O prazer de fazer o que gostamos, que é tocar na banda, é uma recompensa que preenche a falta de remuneração, mas é claro que um dinheirinho ajudava ainda mais, né?"

Para Josimar Menezes da Silva, que tem 13 anos e toca trompete, o que ele pretende fazer já está bem definido. "Quero tocar numa banda evangélica, pois sou evangélico e acho que a minha música vai ajudar muito na igreja", afirmou o menino.

O regente Rubens César disse que o grupo sente prazer em comparecer a qualquer evento e que, para agendar apresentações, podem ser usados o seu telefone (9965 – 2963) ou o número 3583-1158. A Big Band também pode ser contactada pelo e-mail: rubenscesarmusic@yahoo.com.br




Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203301/visualizar/