Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 09 de Outubro de 2007 às 18:56

    Imprimir


O Japão planeja lançar sua primeira missão para enviar uma espaçonave à superfície da Lua na próxima década, disseram funcionários nesta terça-feira (9), entrando na corrida asiática pela exploração da superfície lunar, que já envolve China e Índia.

O primeiro veículo orbital japonês já está circulando a Lua, e o país está envolvido em uma corrida com China e Índia para levar uma espaçonave à superfície do satélite, feito até o momento realizado apenas pela antiga União Soviética e pelos Estados Unidos.

"Nosso objetivo é executar o projeto até a metade da década de 2010. As pesquisas examinarão as características geológicas da Lua e os recursos naturais lá disponíveis", informou uma autoridade da Agência Japonesa de Exploração Aerospacial.

Corrida espacial

A União Soviética foi a primeira nação a conseguir um pouso controlado na Lua, em 1966. Até o momento, só os Estados Unidos enviaram espaçonaves tripuladas à superfície do satélite, como parte do programa Apollo. Os norte-americanos planejam um novo veículo orbital para o ano que vem, e estão planejando criar uma base lunar permanente.

A China planeja lançar este ano uma espaçonave que orbitará a Lua e um pouso na superfície lunar em 2010. A Índia planeja um veículo orbital para o ano que vem e uma missão tripulada à Lua até 2020.

O primeiro veículo de exploração japonês a pousar na Lua será uma espaçonave não tripulada, que conduzirá um veículo de superfície dotado de braços robóticos e será acompanhado em órbita por um satélite de retransmissão de dados, informaram funcionários da agência espacial japonesa.

O projeto está orçado em cerca de 55 bilhões de ienes (470 milhões de dólares), eles disseram, custo semelhante ao do veículo orbital atual.

O Japão levou uma espaçonave a colidir com a superfície da Lua em 1990, mas o primeiro explorador lunar pleno do país --batizado oficialmente de Selene, mas apelidado de Kaguya, em homenagem à princesa de uma história folclórica-- começou suas órbitas lunares na semana passada.

A missão envolve um veículo orbital primário e dois mini-satélites, equipados com 14 instrumentos de observação projetados para examinar o terreno lunar, a gravidade e outros traços, em busca de pistas sobre a origem e evolução da Lua. O veículo orbitará a Lua por um ano, até que se esgote seu combustível.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203508/visualizar/