Eleição para presidente do TCE acontece no dia 16
Com 68 anos, Ubiratan Spinelli é o mais velho entre os sete conselheiros do Tribunal de Contas. Indicado pelo Legislativo ante a bagagem de deputado estadual, ele já ocupou por duas vezes a presidência do tribunal e por duas vezes o posto de corregedor-geral.
Na prática, Spinelli poderia se aposentar até março de 2009, quando completa 70 anos, idade para a aposentadoria compulsória (obrigatória). Com a antecipação, a nova Mesa Diretora do tribunal tomará posse no dia 31 de janeiro já com uma nova roupagem no Pleno ante o substituto. A eleição acontece no dia 16 de outubro.
Spinelli tomou posse no TCE em dezembro de 1991. Foi corregedor-geral em 1997 e 1999 e assumiu a presidência do órgão pela primeira vez no biênio 2000/2001, voltando ao posto na 47ª Mesa Diretora, em 2005. Natural de Poxoréu, Spinelli é advogado por formação. No Legislativo, ele cumpriu dois mandatos na Assembléia Legislativa e foi deputado federal constituinte.
O conselheiro também inclui no currículo o cargo de secretário de Indústria e Comércio do Estado e o de presidente da Associação Comercial de Cuiabá.
História – O TCE foi instalado em Mato Grosso em 1954, sob o governo de Fernando Corrêa da Costa. À época, as nomeações dos “juízes de contas” eram feitas diretamente pelo governador. O primeiro presidente foi Benedito Vaz de Figueiredo.
A primeira sede do órgão funcionava na rua Barão de Melgaço. Amparado na Lei nº 685, de 11 de dezembro de 1953, o novo órgão despontava ainda com os seguintes membros: Rosário Congro, Lenine de Campos Póvoas, Clóvis Corrêa Cardozo e Luiz Felipe Sabóia Ribeiro.
Comentários