Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 10:06
Por: Luiz Acosta

    Imprimir


Com objetivo de otimizar o tempo no período das férias escolares para promover reforma no maior número de escolas públicas nos municípios, o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) encaminhou indicações ao secretário de Estado de Educação, deputado licenciado Ságuas Moraes (PT), no sentido de que a pasta destine parte do seu orçamento às adequações necessárias para proporcionar melhores condições para os alunos da rede pública de Mato Grosso.

Partindo do que preceitua a Constituição Federal, no seu artigo 205, de que “a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família”, o parlamentar entende ser necessário fazer investimentos para garantir não só o aprendizado das crianças e jovens mato-grossenses, mas, também, promover a integração social dessas pessoas como forma de assegurar uma boa formação escolar principalmente no ensino fundamental e ensino médio, principal base para profissionalização e porta de entrada para o ensino superior.

“Em que pese o Governo estar investindo na construção de novas unidades escolares, mais completas e de maior capacidade, não podemos nos esquecer dos prédios já existentes que precisam continuamente de conservação. A maioria das escolas municipais e estaduais tem problemas nas redes elétrica e hidráulica, infiltração em paredes e telhados e nas áreas destinadas à prática da educação física, esportes e lazer. Então, nada melhor que aproveitar o período de férias para realizar as reformas necessárias para que, no início do ano letivo, os alunos encontrem uma outra situação e, através dela, se motivem ainda mais nos estudos”, argumenta José Riva.

Ao todo, o parlamentar progressista sugeriu reforma em 31 escolas, ampliação (construção de novas salas de aula) em outras 14 e a construção de quadras poliesportivas em 8. “São investimentos necessários a boa formação das crianças e jovens. Além disso, vale lembrar que um país que investe na educação dos seus cidadãos está garantindo o futuro e o desenvolvimento, afinal, são os alunos de hoje que vão dirigir o país daqui alguns anos e, se tivermos maus alunos, maus cidadãos, certamente também teremos maus profissionais e maus políticos”, alerta.

Todas as regiões do Estado estão contempladas com indicações específicas sobre a necessidade de cada unidade. “Se o Governo acatar nossas sugestões, por meio da Seduc, certamente, no ano que vem o público dessas escolas terá um atendimento muito superior ao prestado atualmente”, completa Riva.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203765/visualizar/