Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 08:15
Por: Alex Fama

    Imprimir


A corrida eleitoral do próximo ano visando à prefeitura de Sinop deve ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Pré-candidatos ao cargo declaradamente, até o momento, são oito políticos. Porém, como tudo que se fala hoje pode mudar amanhã, esse número de pré-candidatos tanto pode mudar para mais ou para menos. Essa mudança também poderá ocorrer devido às coligações e acordo políticos que devem ser costurados até as vésperas das eleições do ano que vem.

O fim do prazo para filiação dos políticos que pretendem disputar o pleito eleitoral do próximo ano deu cifras finais para quem estava em dúvida ou pretendia mudar de legenda. Em Sinop, não houve muitas mudanças de partidos para aqueles pré-candidatos anunciados na corrida à majoritária. O caso mais especulado foi a possível migração do empresário e presidente do Partido Verde de Sinop, Paulo Fiúza.

O Democratas de Sinop dava como certo o ingresso de Fiúza e chegou até de organizar um ato de filiação para apresentar o novo membro do partido. Porém, depois de muitos boatos, especulações e informações desencontradas fizeram com que o empresário recuasse da sua intenção de se filiar ao DEM. Desta forma, Fiúza voltou a ser pré-candidato à prefeitura do município pelo PV. O entendimento agora será de que os dois partidos se unam para caminhar juntos em uma aliança a ser confirmada no pré-período eleitoral no próximo ano.

Assim como a preterida mudança de Fiúza, outro empresário que também é pré-candidato a prefeito de Sinop, Roberto Dorner, mudou de partido. Dorner era filiado ao ex-partido do governador Blairo Maggi, o PPS. Após a saída em massa do grupo político do governador, ele também resolveu deixar a sigla, da qual foi presidente. Ficou um bom tempo sem partido, até que aceitou o convite do presidente regional do PDT, deputado estadual Otaviano Pivetta.

Outro político e pré-candidato à prefeitura de Sinop que mudou de partido foi o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho. Assim como Dorner, Baiano era militante do PPS e deixou o partido durante debandada. Mas diferentemente do empresário, Baiano preferiu seguir no mesmo caminho e partido no qual ingressou o governador, o Partido da República (PR).

PLEITO - Atualmente os nomes colocados no pleito eleitoral são dos empresários Roberto Dorner (PDT) e Paulo Fiúza (PV), o médico e suplente de senador, Jorge Yanai (DEM), o empresário e vice-prefeito, Aparecido Granja (DEM), o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho (PR), o deputado estadual Juarez Costa (PMDB) e o professor universitário Aumeri Bampi (PT). Além destes nomes, os partidos chamados nanicos também ensaiam lançar chapa majoritária. Um destes é o PSC, que tem como pré-candidato o empresário Odemar Schenatto.

Assim como aconteceu na eleição do ano passado, muitos políticos sinopenses se candidataram aos cargos de deputado estadual e federal.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203795/visualizar/