Estudo entrevistou Celcita, Vera, Thelma, Teté e Serys
O estudo contou com a participação, por meio de entrevistas, de cinco mulheres que se destacam no campo da atuação política mato-grossense: senadora Serys Slhessarenko e ex-deputada estadual Vera Araújo, ambas do PT, deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) e as ex-deputadas federais Teté Bezerra (PMDB) e Celcita Pinheiro (DEM). As três ex-parlamentares continuam exercendo atividades na vida pública. Vera e Teté atuam nos respectivos partidos, já Celcita ocupa pasta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Cuiabá.
A tese de mestrado remete ainda para a participação da mulher no cenário político mato-grossense pós-divisão. Nesse quadro recebe destaque “a advogada Sarita Baracat, a pedagoga Zilda Campos, a enfermeira Thaís Barbosa”. A pesquisa realizada por Micheli aponta ainda a legislatura de 1995 a 1999 como a de melhor saldo para as mulheres em termos de ocupação de vagas na Assembléia Legislativa - tendo como referência as legislaturas compreendidas entre 1979 a 2007.
No período, a Casa de Leis contou com duas cadeiras reservadas à classe feminina. As vagas foram garantidas com a reeleição de Serys e com a eleição de Zilda Pereira Leite de Campos, pelo PDT. No mesmo período apenas Teté Bezerra ocupava vaga na Câmara Federal. A pesquisa destaca ainda a participação de Sarita Baracat na política, sendo eleita em 1979 a primeira deputada estadual do Poder Legislativo do Estado após a divisão.
Comentários