Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Outubro de 2007 às 19:13

    Imprimir


O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), em parceria com o Centro Universitário Unirondon, deu início hoje (05/10) ao curso de Pós-Graduação em Gestão de Resíduos Sólidos de Saúde (RSS). O objetivo é capacitar profissionais que atuam ou pretendem atuar na área por meio da apresentação e discussão dos conceitos atualizados em Gestão de RSS, organização hospitalar, legislação e elementos que a compõem, assim como técnicas e análises das questões na prática, incorporando conhecimentos.

O gerente do Sindessmat, Leandro Jubileu Zipelli, fez a abertura do curso lembrando que a preocupação do sindicato se estende ao meio ambiente. “A pós-graduação nasceu da necessidade de capacitação do profissional nessa área, para impulsionar a coleta seletiva do lixo e minimizar o impacto sofrido pelo meio ambiente”, frisou. Leandro Jubileu disse ainda que Cuiabá só conta atualmente com duas estações de tratamento de lixo hospitalar. “Se a gestão dos resíduos é aplicada de maneira correta, podemos exigir das autoridades responsáveis que resolvam esse problema”.

A coordenadora geral de Pós-graduação do Unirondon, professora Renildes Oliveira Luciardo, ministrou a aula inaugural. Segundo ela, o Centro Universitário aceitou a proposta por acreditar na iniciativa do sindicato. “Abraçamos essa causa, pois há uma carência de capacitação nesta área. A gestão do lixo hospitalar é de interesse geral, principalmente em função do crescimento da população”, ressaltou.

A administradora da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, Maria Marleide Ferreira, considera o curso essencial. “No nosso hospital já fazemos coleta seletiva de lixo, mas a organização do material e outras particularidades técnicas, apenas a capacitação pode trazer”. Marleide informou ainda que a aplicação do curso tornou-se uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado.

O curso conta com uma turma de 30 profissionais da capital, de Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, São José do Xingu, Rondonópolis, Alta Floresta, Cáceres, São José do Rio Claro e Sapezal.

A coordenadora de projetos do Unirondon, professora mestra Liandra Cristine Bello Grosz, também ministra aulas no curso de pós-graduação.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204071/visualizar/