Lula e Gilberto Gil lançam o PAC da Cultura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, na manhã desta quinta-feira, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, o programa "Mais Cultura", que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Cultura.
Estiveram presentes os ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Gilberto Gil, da Cultura, Márcio Fortes, das Cidades, e Tarso Genro, da Justiça.
Na prática, o "Mais Cultura" só começará a funcionar em 2008 e prevê, entre outras medidas, a criação do chamado vale-cultura, que funcionará nos mesmos moldes do vale-refeição.
Empresas dariam vales para seus funcionários, que podem ser trocados por ingressos para espetáculos variados.
O governo também promete rever a lei Rouanet, afim de que obras financiadas com incentivo fiscal sejam levadas a instituições sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais e escolas públicas.
O PAC da Cultura vai apoiar as regiões do semi-árido nordestino, comunidades indígenas e quilombolas, além de ampliar de 600 para 20 mil os pontos de cultura - espaços onde as comunidades difundem a cultura local - no país.
Os investimentos previstos são de R$ 4,7 bilhões até 2010, e a iniciativa busca promover a diversidade sociocultural, a cidadania e a inclusão social.
Comentários