Deputados querem debater Fundo de Cultura de Mato Grosso
Deputados José Riva (PP) e Walter Rabello (mesmo partido) apresentaram projeto de lei à Assembléia Legislativa (AL) no dia18 de abril deste ano determinando que os recursos captados através do Fundo Estadual de Fomento à Cultura (instituído pela Lei 8.257/04 modificado pela 8.322/05 e 8.579/06) sejam destinados a projetos que promovam a contratação de talentos de Mato Grosso vedando a contratação de artistas de outros Estados.
Uma das justificativas de Riva é de que os recursos locais acabam sendo cedidos a outras unidades da Federação e em nada promovem a cultura local.
A matéria está aguardando despacho da Comissão de Constituição Justiça e Redação (C.C.J. e Redação), pois obteve parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto relatado pelo deputado Chico Galindo (PTB).
Riva explica que artistas do eixo Rio – São Paulo sempre terão preferência haja vista o apelo dado pela mídia nacional. “Os artistas daqui ficam relegados a segundo plano, muitas vezes esquecidos”, ressalta.
Esta propositura de Riva e Rabello causou no segmento artístico sentimento de confiança e esperança de mudanças motivo que levou os deputados solicitarem discussão ampla sobre o assunto.
De acordo com Rabello, o Fundo foi criado para incentivar a cultura mato-grossense, prestigiar e promover nossos artistas. “Trata-se de recursos arrecadados pelo Estado. Nada mais justo que o mesmo cumpra seu objetivo, investindo tão somente nos artistas da terra. Essa é a meta do projeto de lei assinado por mim e pelo deputado José Riva”, argumenta.
Para debater sobre esta propositura e das atribuições do Fundo de Cultura os dois parlamentares requereram audiência pública para o dia 18 próximo (quinta-feira) a partir das 14h00 no auditório Renê Barbour da Casa de leis.
Para o evento a Assembléia está convidando entidades e produtores de todo o segmento cultural de Mato Grosso.
Comentários