Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 05 de Outubro de 2007 às 07:15

    Imprimir


Uma simples brincadeira pode causar ferimentos graves e internações. Sem idade suficiente para estimar os riscos, brincar com a caixa de fósforo, a panela no fogo, na laje ou na caixa d'água faz com que 270 crianças sejam hospitalizadas todos os dias no Brasil, informa pesquisa da ONG Criança Segura.

Somente no Estado de São Paulo, 190 crianças são internadas após se machucarem dentro de casa, indicam dados da Secretaria de Estado da Saúde. Na capital, estatística da Promotoria da Infância e Juventude reforça o perigo dos acidentes caseiros: 70 mil crianças estão fora das creches e, muitas vezes, ficam sozinhas por longas horas.

"Numericamente, o estudo não faz a relação entre a falta de creche e os acidentes. Mas nossas avaliações mostram que o risco aumenta quando a criança não tem acesso à supervisão adequada de um adulto", afirma a supervisora da ONG Criança Segura, Cecília Lotufo. "A mãe que deixa o filho sozinho em casa pode ser enquadrada como negligente. É preciso saber, porém, quais alternativas ela tinha para evitar a situação." Para Cecília, os dados servem para alertar aos pais e também mobilizar o poder público. "O que pode ajudar a reverter os números, por exemplo, ampliando a oferta de vagas na educação infantil."

O estudo foi feito com base nos registros do Ministério da Saúde. As quedas, queimaduras, intoxicação, afogamento e sufocação foram responsáveis por 98.310 internações de menores de 14 anos em 2005. Somando os acidentes de trânsito, em que 48% das vítimas são pedestres, os números saltam para 149.904. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204192/visualizar/