Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 03 de Outubro de 2007 às 20:17

    Imprimir


Uma nova espécie de dinossauro, chamada de "Schwarzenegger" de sua família, acaba de ser descrita pela primeira vez por cientistas em um artigo publicado pela revista especializada Zoological Journal of the Linnean Society.

Segundo os cientistas, o Gryposaurus monumentensis, com seu grande bico, centenas de dentes e 10 metros de comprimento, pertence à maior e mais forte espécie já encontrada da família dos hadrossauros, os dinossauros de bico-de-pato.

A criatura de duas pernas, descoberta em um parque nacional no sul do Estado americano do Utah em 2004, viveu nas florestas cretáceas da América do Norte entre 65 e 85 milhões de anos atrás e era um herbívoro.

"Quando você combina 800 dentes com uma mandíbula muito grande e forte, e um bico, você tem um formidável comedor de plantas", disse um dos autores do artigo Terry Gates, do Museu de História Natural de Utah.

"Ele era o Arnold Schwarzenegger dos dinossauros de bico-de-pato", disse Scott Sampson, também do museu.

Divisão continental

O Gryposaurus monumentensis foi encontrado no parque nacional Grand Staircase-Escalante National Monument, no sul do Estado. O local é um dos favoritos de paleontólogos que já encontraram outras novas espécies na região, entre elas o dinossauro carnívoro Hagryphus, parecido com o Velociraptor, e espécies de tiranossauros.

"Nós também achamos várias outras espécies de herbívoros, incluindo três novas espécies de dinossauros com chifres, alguns de forma abobadada e outros de carapaça", disse Gates à BBC.

"Havia vários animais vivendo naquele ecossistema."

Acredita-se que, na época em que os animais viveram, a América do Norte estava dividida em dois por um "mar" raso.

Acredita-se que a nova espécie tenha vivido no lado oeste do continente em uma faixa de terra entre o suposto mar e uma cadeia de montanhas.

O fóssil de Gryposaurus encontrado foi provavelmente coberto por sedimentos do rio que agora fazem parte de uma formação rochosa no sul de Utah conhecida como platô Kaiparowits.

Dieta

A espécie foi descoberta em 2004 e a análise de seu crânio começou em 2005.

Esta é a quarta espécie de Gryposaurus já conhecida. As outras três foram descobertas em rochas de idade semelhante em Alberta, no Canadá e Montana, nos Estados Unidos.

"Esta é uma janela absolutamente nova e extremamente importante para o mundo dos dinossauros", disse Sampson.

Apesar de a nova espécie ser parecida com outras do tipo, há diferenças cruciais.

"O focinho dele é muito robusto. Ele é muito maior e parece ser muito mais forte do que o de qualquer outro dinossauro com bico", disse Gates.

"Além disso, o ângulo do focinho é mais vertical, o que leva à hipótese inicial de que ele teria uma mordida mais forte."

Combinado com 300 dentes dentro do bico e mais 500 na gengiva, prontos para substituir os que caíssem, o animal poderia triturar grandes quantidades de plantas fibrosas e até galhos, segundo os pesquisadores.

Mas Gates admite que os cientistas ainda não têm certeza de como era a dieta do dinossauro. Eles sabem, no entanto, que o Gryposaurus era um prato de outros dinossauros.

"Achamos ossos de dinossauros de bico com marcas de dentes de tiranossauros e raptores, então, sabemos que eles eram comidos por predadores."





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário