Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Outubro de 2007 às 15:13

    Imprimir


Estão abertas, desde segunda-feira (01), as inscrições para o cargo de conselheiro tutelar em dois dos seis Conselhos Tutelares de Cuiabá. São oferecidas cinco vagas no Conselho do bairro Santa Isabel e outras cinco no Conselho do bairro Coxipó, que funciona no Centro Cultural Silva Freire.

Para se candidatar às vagas a pessoa precisa ser maior de 21 anos, ter segundo grau completo (ensino médio), apresentar documentos pessoais como título de eleitor, CPF, carteira de identidade, além de comprovante de residência em Cuiabá de no mínimo três anos e pelo menos dois anos em bairro da área de abrangência do Conselho no qual concorrerá a vaga.

Também é necessário comprovar a prestação de serviços à criança e o adolescente em alguma entidade filantrópica ou órgão público por no mínimo dois anos e idoneidade moral com certidões civil e criminal.

Só poderão votar nos candidatos do Conselho Tutelar do Santa Isabel os eleitores inscritos na zona eleitoral 39 . Nos candidatos às vagas do Conselho do Coxipó somente votarão aqueles que estão inscritos na zona eleitoral 55. Cada conselho abrange pelo menos 45 bairros.

O conselheiro trabalha 8hs por dia e ainda se reveza nos plantões trabalhando na defesa dos direitos da criança e do adolescente previstos no ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente. Atua, por exemplo, na requisição de serviços como vaga em creches, e na prevenção e combate à violência doméstica, maus tratos, abuso sexual e outras formas de violação de direitos.

Salário e local de inscrição

Atualmente, com o reajuste salarial autorizado no início deste ano pelo prefeito Wilson Santos, o salário do conselheiro tutelar subiu de R$ 800 para R$ 1,2 mil. A eleição acontecerá por voto direto no dia 11 de novembro. As inscrições devem ser feitas na sede do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na avenida Presidente Marques, 448, centro, Cuiabá.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204484/visualizar/