Unemat de Tangará participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O professor Eduardo Bessa explica que o principal objetivo desse evento é levar ao público geral, não acadêmico, a importância, a beleza e a prática da Ciência e mostrar onde ela está inserida em nossa vida. “Para comemorar a semana a Unemat está desenvolvendo uma série de atividades que ocorrerão em diversos pontos da cidade. A meta é atingir a maior parte possível da população, se não diretamente pelo menos de forma indireta”, declara Bessa.
Ontem, primeiro dia do evento, foi realizado no Centro Cultural, oficinas sobre temas científicos, voltadas para o público de ensino fundamental. “Os acadêmicos exploraram temas voltados para o método científico, biodiversidade e tecnologias da saúde”, informa o professor.
Hoje e na quinta-feira no período da manhã ocorrerão debates sobre as carreiras oferecidas pela Unemat em Tangará da Serra com professores e acadêmicos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Ciências Biológicas, Enfermagem, Agronomia e Letras. Em seguida à apresentação dos cursos serão oferecidas palestras pelos departamentos da universidade explorando temas científicos específicos de cada área. No período da tarde haverá a apresentação e discussão de filmes com caráter científico.
Já no próximo sábado pela manhã acadêmicos do curso de Ciências Biológicas irão monitorar visitas no Bosque Municipal ajudando os visitantes a enxergarem o que antes passava desapercebido. “O mundo microscópico será trazido à tona com lupas e microscópios. Por fim, haverá uma exposição de painéis dos trabalhos realizados por pesquisadores da Unemat nos corredores do shopping”, salienta.
ATIVIDADES – No decorrer da semana estão sendo desenvolvidas pelos acadêmicos diversas atividades, entre elas a extração do DNA da banana, utilizando produtos caseiros; simulações de teste de paternidade, jogo da teia, gincana ecológica e atividades físicas.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – O Departamento de Ciências Contábeis apresentou informações sobre os serviços contábeis realizados no município e traçou o perfil do conta
dor para os alunos do Ensino Médio.
ADMINISTRAÇÃO- Ontem também foi apresentado o Projeto Indicadores de Exclusão Social que tem como objetivo identificar a realidade sócio-econômica das populações de Tangará da Serra, Campo Novo, Nova Olímpia e Sapezal nos indicadores renda e emprego, violência e segurança, condições de moradia, saúde e educação, entre outros projetos.
Comentários