Tangará sedia 3º Encontro De Olho Vivo no Dinheiro
A pedido do prefeito Júlio César Ladeia a Controladoria-Geral da União realizou em Tangará da Serra o 3º Encontro De Olho Vivo no Dinheiro Público. A abertura do encontro foi na segunda-feira, dia 01, no Auditório da Acits. O evento teve a presença do prefeito, do chefe da Controladoria Regional da União em Mato Grosso José Henrique Pantalião Tavares, do promotor de Justiça Ari Madeira e do presidente da Ong Moral, Ademar Adans.
O curso é voltado aos conselheiros municipais, lideranças comunitárias, representantes de categorias (sindicatos e associações) e organizações não-governamentais. Entre os principais objetivos do curso está a divulgação dos meios disponíveis para a fiscalização de como são gastos os recursos públicos.
"Temos o maior interesse na divulgação destas informações porque sabemos da importância disto para a nossa cidade, por isso estimulamos este evento e por isso estamos pedindo para que cada participante seja agente multiplicador destas informações, levando-as aos demais e repassando a eles como fiscalizar a aplicação do dinheiro público", conta o prefeito.
Em seu discurso o prefeito lembrou que ainda em 2005 implantou na Prefeitura Municipal a Controladoria Interna, além de ter implantado sistema de compras on line, o APLIC " que permite a fiscalização diária on line do Município pelo Tribunal de Contas.
"Realizamos periodicamente audiências públicas de prestação de contas, audiências para discussão do Orçamento, mantemos o Programa de Gestão Participativa, os Grupos de Trabalho Permanente e os Conselhos Municipais com independência", afirma Ladeia.
De acordo com o chefe da Controladoria Regional da União, José Henrique, é meta da CGU garantir a fiscalização para a correta aplicação dos recursos repassados pelo Governo Federal.
"Nós orientamos e capacitamos os agentes públicos e representantes da sociedade para a fiscalização dos gastos públicos", explica.
Comentários