Ministério da Cultura lança Programa 'Mais Cultura'
A iniciativa – inserida na Agenda Social que o Governo Federal está implementando para a redução das desigualdades no país – reconhece a Cultura como essencial para o desenvolvimento socioeconômico e como uma necessidade básica da população brasileira. Ousado e inovador, o Programa assegura, amplia e aprofunda a política pública para a área praticada pelo Ministério da Cultura, nos últimos cinco anos, em suas três linhas de ação: Cultura e Cidadania, que aborda a cidadania, as identidades e a diversidade; Cidade Cultural, que visa a qualificação do ambiente social e o direito à cidade; e Cultura e Renda, que focaliza a ocupação, a renda e o financiamento da Cultura.
Para o secretário João Carlos, todos os setores da cultura serão beneficiados com o Programa Mais Cultura, que tem o codinome de PAC da Cultura. A ação é uma proposta do Fórum Nacional de Cultura. "Os secretários estaduais de Cultura estão engajados em reduzir as desigualdades culturais do país", afirmou João Carlos.
Outra questão que está mobilizando o Fórum Nacional de Cultura é quanto à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (nº310/2004) no Congresso Nacional. Se aprovada, a União aplicará anualmente nunca menos de 2%, os Estados e o Distrito Federal, 1,5%, e os Municípios, 1%, da receita resultante de impostos na preservação do patrimônio cultural brasileiro e na produção e difusão da cultura nacional. O presidente do Fórum Nacional de Cultura, secretário João Carlos, tem recebido apoio de vários parlamentares, inclusive da bancada mato-grossense, além do apoio incondicional de secretários e dirigentes de cultura de todo país. "Com a aprovação da PEC, o setor cultural terá seu reconhecimento".
Comentários