Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 03 de Outubro de 2007 às 00:47
Por: Tiago Pariz

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, em jantar com deputados aliados na noite de terça-feira (2), a possibilidade de os partidos governistas lançarem mais de um candidato na eleição de 2010, contrariando o próprio desejo. Mas sublinhou que qualquer candidato que sair da base de sustentação terá chance de vitória caso o governo tenha um bom desempenho.

O vice-líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), disse que Lula conclamou os aliados a trabalharem pelo sucesso do governo porque isso será “pré-requisito” para a vitória eleitoral da coalizão em sua sucessão.

“O presidente disse o pré-requisito para um candidato forte da base é o governo dar certo. E pode ter um, dois ou três candidatos da base, claro, que o ideal seria ter um só, porque todos terão força para enfrentar a oposição e propor a continuidade do que está acontecendo na atualidade”, disse o vice-líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), citando a avaliação feita por Lula no jantar.

Em público, o presidente Lula afirma que deseja ver a coalizão de partidos que o apóia unida até a eleição de 2010 para que ela consiga produzir uma chapa única em sua sucessão. Ele chega a admitir a possibilidade de o PT não lançar o cabeça de chapa para viabilizar o entendimento entre os aliados.

PAC em economia virtuosa

Segundo Fontana, Lula reafirmou ser preciso aproveitar o bom momento que vive a economia para fazer com que o Brasil dê um “salto de qualidade”. O presidente comentou, durante o jantar, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) terá cada vez melhor desempenho num ambiente econômico virtuoso.

O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), listou os dados da economia lembrados pelo presidente. “Nós temos muito o que comemorar com os números (da economia): o Brasil é um país com investimento seguro, a economia fortalecida, a Bolsa de Valores subindo, a moeda forte, a inflação absolutamente controlada”, disse.

Múcio afirmou que, apesar de uma confraternização, o encontro serviu também para discutir a continuidade do trabalho de apoio ao governo no Congresso. E disse que a intenção de Lula é realizar com mais freqüência encontros menos formais com seus aliados. “O presidente há tempos havia dito que nós precisamos nos encontrar sempre”, frisou.

Lula recebeu no Palácio da Alvorada deputados líderes e vice-líderes governistas para uma confraternização por conta da votação da emenda constitucional que prorroga até 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Participaram do encontro também o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e a líder do governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204589/visualizar/