Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 02 de Outubro de 2007 às 20:48

    Imprimir


O recorde de derretimento do gelo da calota polar ártica neste ano enviou um sinal "muito alarmante" sobre o aquecimento do Pólo Norte, mas não pode ser totalmente atribuída à mudança climática provocada pelo homem, segundo um especialistas da ONU.

A quantidade de gelo do Ártico que derreteu neste verão bateu um recorde anterior, estabelecido dois anos atrás, por uma área mais de quatro vezes maior que o Reino Unido, segundo dados de satélite.

"Neste ano foi bem excepcional o degelo no Ártico, é bem espetacular", disse Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial.

"Pode ser totalmente atribuído à mudança climática? Isso é muito difícil. É muito, muito alarmante", disse. Sua resposta à pergunta de como melhor interpretar o degelo foi: "vamos fazer mais pesquisa".

"O que isso significa é que temos de monitorar isso com muito cuidado. É um sinal de alerta."

O degelo no Ártico não afeta os níveis do mar porque seu volume inteiro já está na água, mas os cientistas temem que, se o derretimento prosseguir, ele poderia disparar mais aquecimento e degelo na Groenlândia -- este sim poderia elevar o nível do mar em sete metros.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204609/visualizar/