Oposição ameaça parar Senado de novo
Os partidos de oposição ao governo no Senado ameaçaram retomar a obstrução no plenário da Casa. Em discurso, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que se integrou ao grupo, deve anunciar ainda nesta terça os termos de um possível acordo para evitar a paralisação dos trabalhos.
"Vamos exigir que seja votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o projeto de resolução que impede a presença na Mesa Diretora de senadores que respondem a processo no Conselho de Ética. Caso contrário, vai ter obstrução", informou o líder do Democratas, senador José Agripino (RN), a respeito da proposta do senador João Durval (PDT-BA).
A matéria já foi lida na CCJ. Como houve pedido de vista, sua votação será retomada nesta quarta-feira (3). O objetivo da oposição é levar o tema para o plenário ainda na tarde de quarta, em votação com urgência constitucional.
'Cara de pau'
O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que a nova carga da oposição se deve à manobra articulada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que o senador Almeida Lima (PMDB-SE) relatasse dois dos três processos que ainda tramitam no Conselho de Ética contra Renan.
"Ele [Renan] sinalizou que está manipulando o Conselho de Ética utilizando o poder do cargo para prejudicar a investigação. Nunca pensei que se chegasse a esse extremo de cara de pau", disse o senador tucano.
Comentários