TRE decide hoje se condena Alexandre César
O pleno do TRE poderá optar por dar prosseguimento a uma investigação criminal contra Alexandre Cesar, que omitiu despesas de sua campanha, pedir mais investigações ou ainda arquivar o caso. A pena para esse tipo de crime eleitoral é de até cinco anos de reclusão e multa.
Segundo o procurador da República Mário Lúcio Avelar, Alexandre "maquiou" sua prestação de contas com o intuito de ver o balancete aprovado pela Justiça Eleitoral, o que de fato acabou acontecendo, mesmo tendo sido detectadas várias ressalvas. Avelar frisou na denúncia, porém, que isso só ocorreu porque "não se conhecia a verdade dos fatos" que só vieram a conhecimento público após a conclusão das investigações da Polícia Federal, abertas a pedido da promotora da 1ª Zona Eleitoral, Ana Maria Marra.
"A verdade" a que o procurador se refere é a divulgação, com exclusividade por A Gazeta, de vários credores de campanha de Alexandre que ajuizaram ações para tentar receber por serviços prestados. Esses credores foram ouvidos pela PF e constam da denúncia de Avelar. Os credores cobraram quase R$ 3 milhões, apesar do petista ter declarado dívidas de somente R$ 964 mil. Diz que isso por uma confusão contábil do partido. Grande parte do valor ainda não foi pago pelo PT.
Comentários