Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Outubro de 2007 às 18:44

    Imprimir


O Mutirão da Cidadania atendeu no último domingo (30.09) o segundo maior bairro de Várzea Grande – a região do São Mateus, onde se concentra aproximadamente 22 mil habitantes. Serviços públicos essenciais foram levados até a Escola Municipal Oscar Ribeiro, onde foram contabilizados 6.408 atendimentos. Desta vez, o mutirão ofereceu a população um serviço inédito, o exame preventivo do câncer de Colo do útero (Papanicolau), feito através de uma parceria com o Hospital do Câncer (HC). Foram coletados na ocasião material citológico do colo do útero de 31 mulheres. Os resultados estarão à disposição das pacientes num prazo máximo de 45 dias.

No local do evento uma sala foi destinada exclusivamente aos atendimentos ginecológicos e exames preventivos. Além das coletas, outras 60 mulheres foram encaminhadas para o atendimento direto no Hospital.

A vendedora, Eliana Rodrigues da Silva, 33 anos, foi uma das moradoras do bairro que aproveitou o momento para reavaliar a saúde. “A cada seis meses procuro pelo posto de saúde do bairro para fazer o preventivo. Sou bastante preocupada com essa questão, já que duas irmãs minhas tiveram problemas ginecológicos por falta de cuidados. Achei muito interessante este evento do Governo do Estado e essa preocupação em trazer este tipo de serviço para perto da população”, comentou.

DEMAIS SERVIÇOS – A população local ainda teve acesso a demais serviços públicos, como emissão de documentos (carteira de Identidade e de Trabalho, cartões do SUS, título eleitoral, CPF, Registro Civil), orientações sobre programas federais, atendimento na área da saúde (aferição de pressão e teste de glicemia), corte de cabelo, manicure, palestras educativas, distribuição de material informativo, entre outros.

O lavrador, Josué Vieira Benfica, 45 anos, foi ao mutirão para fazer a segunda via de sua carteira de identidade, que extraviou há aproximadamente um ano. “Procurei pela prefeitura para saber como emitir o documento de graça, já que estou desempregado, andando a pé por não ter dinheiro para pegar ônibus. Foi quando me informaram sobre o mutirão. Esta é uma oportunidade única para quem está precisando”, agradeceu.

Já a estudante, Marilene Silva da Luz, 23 anos e moradora do Parque Sabiá, foi ao evento em busca de acesso a Internet. “Para quem não tem computador em casa esta é uma excelente oportunidade. A Internet é uma ferramenta de grande utilidade aos estudantes. Fiquei feliz em ter este serviço aqui no bairro”, disse.

REGISTRO DE NASCIMENTO – Mais uma vez, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) reforçou a mobilização pelo registro civil de nascimento. Durante o evento foi dado um enfoque especial à emissão do documento, que conta com a parceria da Defensoria Pública e de cartório, para o encaminhamento de registros de crianças com até 12 anos e de registros tardios, de adultos e crianças acima desta idade.

Francisco Sales da Costa, 26 anos, foi um dos moradores do bairro que foi até o mutirão para emitir o registro de seu filho de apenas dois meses, além de solicitar a segunda via do registro da filha mais velha, com dois anos. “Nosso bairro fica muito afastado do centro da cidade, onde se concentram a maioria dos cartórios. Por este motivo, e também pela falta de dinheiro para pagar pela segunda via, é que estamos aqui hoje e agradecemos o serviço. Esta é uma ação de grande valia à população, principalmente porque é realizada no final de semana, quando não trabalhamos e temos tempo de usufruir dos benefícios” falou.

Segundo o superintendente de Promoção à Cidadania da Setecs, Roberto Garcia, a declaração do morador do São Mateus só confirma que o mutirão vem cumprindo seu propósito. “Esta é uma ação que realmente vai até os bairros mais carentes, tanto de Cuiabá como dos municípios do interior. Desta forma, fica mais fácil atingir esta camada da população e erradicar alguns problemas no Estado, como por exemplo, a falta do registro de nascimento”.





Fonte: 24 Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204806/visualizar/