Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 30 de Setembro de 2007 às 08:11
Por: Téo Meneses

    Imprimir


Dos oito deputados federais por Mato Grosso, quatro deles (50%) respondem a processos na Justiça Eleitoral por irregularidades detectadas na campanha do ano passado. Eliene Lima (PP) é o parlamentar alvo do maior número de ações, ou seja, é processado seis vezes.

De acordo com levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a pedido de A Gazeta, Eliene responde a seis dos 13 processos que tramitam na Justiça e envolvem parlamentares federais do Estado. Ele foi denunciado juntamente com o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (também do PP), por propaganda eleitoral irregular, captação ilícita de votos, gastos ilícitos na campanha e distribuição de brindes, o que foi proibido na eleição do ano passado.

Eliene ainda foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por fraude em alistamento eleitoral no dia da eleição passada. Ele chegou a ser preso em flagrante no dia do pleito (01 de outubro) juntamente com outros policiais militares, mas foi liberado. As irregularidades podem custar o seu mandato.

O deputado federal Pedro Henry (PP) responde a quatro processos por abuso de poder econômico, propaganda eleitoral irregular e propaganda extemporânea. Henry, que já ocupou por anos consecutivos o lugar de destaque entre os parlamentares mais influente do Congresso Nacional, é parte em outra ação que não chegou a ser computada neste levantamento do TRE. Ele representou na campanha passada contra o então candidato a deputado estadual Francisco da Silva Leite (PMDB) por propaganda irregular.

Eliene e Henry já respondem a processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que o Ministério Público recorreu contra a decisão do TRE em Mato Grosso em não lhes retirar os mandatos.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205036/visualizar/