Abicalil convoca grupo para discutir candidatura
O deputado federal Carlos Abicalil discute neste sábado (29) com seus aliados da Unidade na Luta (ex-Campo Majoritário) se vai mesmo concorrer à direção do PT no Estado ou se o grupo terá um outro candidato no confronto com a senadora Serys Marly, dirigente do partido e candidata a novo mandato.
Poucos sabem que, por trás da mobilização pró-Abicalil, está a estrutura do Sindicato dos Servidores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que congrega o maior número de ocupantes de cargos da máquina do Estado. Sem alarde, o deputado costuma tirar proveito político da entidade. Quase todas as vezes que precisa mobilizar a militância do interior, como no caso de agora para decidir uma candidatura, recorre ao presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira. O sindicalista, por sua vez, convoca o Conselho de Representantes da entidade, composta de ao menos 90% de filiados petistas e ligados à corrente do próprio Abicalil.
Assim, com pretexto de discutir pauta pertinente ao Sintep, integrantes do Conselho de deslocam à Capital. No fundo, vêm atender ao chamamento do grupo de Abicalil, interessado em discutir questões político-partidária. É por isso que o grupo do deputado, que saiu das urnas de 2006 como o federal mais votado da história de Mato Grosso (128.851 votos), é tido como majoritário dentro do PT. Tem a força do Sintep, do qual já foi presidente.
Comentários