Professores de Diamantino participam de seminário sobre educação infantil
Acadêmicos do curso de pedagogia para a educação infantil, do pólo de Diamantino, participaram no último final de semana (sexta e sábado), em Campo Novo do Parecis, do seminário temático “significados na educação infantil: as diferenças e seus desafios”. O evento contou com o apoio da secretaria municipal de educação e cultura, e reuniu cerca de 250 acadêmicos dos oito municípios que compõe o pólo: Campo Novo, Sapezal, São José do Rio Claro, Barra do Bugres, Nobres, Alto Paraguai, Nova Maringá e Diamantino.
O seminário foi dividido em três momentos distintos. O primeiro aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 14, quando os acadêmicos apresentaram 40 trabalhos em forma de pôsteres, com a exposição de baners. Essa exposição aconteceu no Campo Novo Tênis Clube e de acordo com uma das orientadoras acadêmicas do NEAD de Campo Novo, Maria Angélica Karlinski, “foi um momento importante, de troca de experiências e aprendizado mútuo”.
A solenidade de abertura do evento aconteceu na sexta-feira a noite, com uma cerimônia no plenário do fórum, que contou com a presença do prefeito Sergio Stefanelo, da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Beatriz e da coordenadora do pólo de Diamantino, Maynara Oliveira, entre outras autoridades.
Logo após a solenidade de abertura a professora Maria de Lourdes - doutora em antropologia e autora de quatro fascículos do curso de pedagogia para a educação infantil do NEAD – ministrou palestra com o tema “infância, cultura e educação”, abordando o universo da criança e o respeito às diferenças no processo educacional. A última etapa do seminário aconteceu no sábado, dia 15, pela manhã, também no auditório do fórum, quando cada município participante apresentou em data-show o resultado do trabalho de pesquisa coordenado pelos orientadores de núcleo do NEAD.
Os cursos oferecidos pelo NEAD - Núcleo de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso – estão entre os melhores do país, na modalidade educação à distância, segundo pesquisa do ministério da educação. O NEAD funciona por meio de uma parceria entre a UFMT e prefeituras de diversos municípios de Mato Grosso. Graças a essa parceria a UFMT promove a capacitação de professores efetivos que atuam na rede municipal de ensino, mas não possuem curso superior.
O curso tem duração de quatro anos e já formou uma turma em Campo Novo, voltada à educação básica (até a quarta série do ensino fundamental). O curso de pedagogia para a educação infantil ainda é uma novidade, pois oferece uma formação diferenciada para o profissional que atua especificamente na educação infantil (do maternal às séries iniciais).
Comentários