Projeto quer criar Universidade federal no Norte de Mato Grosso
A Assembléia Legislativa (AL-MT) encaminhou ao presidente da República, Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva (PT), ao ministro da Educação, Fernando Haddad expediente oficial tratando da necessidade de criar e instalar a Universidade Federal do Norte Mato-grossense (UFNMT), com sede no município de Sinop. A proposta do deputado José Riva (PP), que cria a faculdade de ensino superior, tem como objetivo atender aproximadamente 648.760 habitantes, de um total de 40 municípios da região.
Nas cidades do Norte, segundo o projeto, inúmeros jovens e adultos têm de se deslocar para Cuiabá ou outros Estados para ingressarem nos cursos ofertados pelas universidades federais. A educação é direito de todos, lembra Riva, porém a inversão de valor é peculiar no estado.
Em um comparativo com outros estados Riva cita Minas Gerais que possui 07 universidades federais, quais sejam: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; UFU – Universidade Federal de Uberlândia; UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto; UFV – Universidade Federal de Viçosa; UFLA – Universidade Federal de Lavras; UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá; UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Diamantina.
Comentários