Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 11:01
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Sons, suspiros e muitos elogios. Para a maior parte das pessoas, o primeiro contato com uma orquestra. Para outras, a saudade da música de concerto. Após oito mil quilômetros de chão mato-grossense, a Orquestra de Câmara conclui a série de "Concertos Populares" que em 2007 visitou 13 municípios do Estado de Mato Grosso. Diamantino foi a primeira cidade a receber a Orquestra, no dia 5 de abril, e Sapezal a última, com uma apresentação no último dia 12 de setembro. Doze foi também o número de pessoas na equipe da Orquestra, dentre produtores, montadores e arquivista, que trabalhou com muita determinação para que cada roteiro alcançasse o sucesso desejado. A equipe de produção somada ao 19 músicos da Orquestra, ao maestro Leandro Carvalho e a equipe de palco, som e luz, temos um pequeno exército de quase 50 pessoas trabalhando para que outras tantas tenham acesso aos concertos da Orquestra de Câmara do Estado.

Realizados gratuitamente, ao ar livre e em lugares de fácil acesso, os Concertos Populares levaram cultura e educação aos municípios. A música erudita e popular de diversas vertentes uniu instrumentos clássicos, como o violino e o violoncelo, à viola de cocho, ao mocho e ao ganzá, derrubando novos e velhos preconceitos. "Muitas pessoas associam um concerto de uma orquestra a algo chato, cansativo, onde não se pode falar nem bater palma. Na verdade, isso pode ser bem diferente. Nos Concertos Populares, as pessoas se divertem, se emocionam. Fica sempre a vontade de assistir a Orquestra mais uma vez", diz o maestro Leandro Carvalho, diretor artístico da Orquestra de Câmara.

Em 2006, quando a série de concertos no interior foi iniciada, a Orquestra visitou nove cidades e teve uma média de público de três mil pessoas por apresentação. Neste ano, mais municípios foram visitados e a média por apresentação aumentou. Além de Diamantino e Sapezal, receberam o espetáculo os municípios de São José do Rio Claro, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis.

O repertório centrou-se em composições mato-grossenses, brasileiras e sul–americanas. Entre as peças que mais encantaram, destacou-se "Cuiabá 2005", do compositor Ítalo Perón, música especialmente encomendada pela Orquestra de Câmara, onde as violas de cocho dialogam intensamente com os instrumentos clássicos. Frevos, maracatus e baiões da cultura nordestina também compuseram o repertório, além de obras de mestres da América do Sul, como o bandoneonista argentino Astor Piazzolla e o venezuelano Pedro Gutierrez. "Temos que fortalecer continuamente nossa vocação de centro da América do Sul. Nossa marca deve ser a diversidade cultural", sintetizou o maestro.

Nos municípios, a expectativa foi enorme. Em Campo Novo do Parecis, um esforço conjunto das secretarias de Educação e de Cultura levou a música para sala de aula. Os professores de escolas públicas e particulares da cidade ministraram aulas sobre música e discutiram temas relacionados durante toda a semana, para preparar os alunos a receber a Orquestra. Além dos alunos, moradores de localidades afastadas do centro também marcaram presença. Ônibus escolares levaram gratuitamente os moradores dos distritos Itamarati e Cândido Rondon e dos bairros mais distantes à praça de eventos, onde aconteceu o concerto. Assessoria/Orquestra

Concerto popular em Tangara da Serra

Em Campo Verde, a Orquestra tocou pela primeira vez em uma arena de rodeio. O Prefeito do Município, Dimorvan Brescancim, avaliou o evento com muito entusiasmo. "A presença da Orquestra de Câmara em nossa cidade foi uma experiência maravilhosa. O público da cidade prestigiou e aprovou. As pessoas só tiveram elogios ao concerto e ao Estado por ter uma Orquestra tão boa". Para o maestro Leandro Carvalho, o diferencial da apresentação no município foi o local onde ela ocorreu. "Uma arena de rodeio é um local inusitado onde jamais pensamos em nos apresentar. No entanto, traduz exatamente a proposta dos 'Concertos Populares', que é a descentralização do acesso à cultura e formação de novas platéias. A resposta do público foi muito emocionante e o concerto, inesquecível. Pessoas simples, da zona rural, a maioria das quais nunca tinha presenciado uma apresentação de orquestra, estavam envolvidas e maravilhadas com o som do grupo. Isso vale todo nosso sacrifício. Concertos como este deixam a certeza de que estamos no caminho certo. O público mato-grossense quer e gosta desse tipo de espetáculo".

O Prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti destacou a oportunidade de ter na cidade um evento de tal magnitude. "Eventos como esse proporcionam à comunidade o contato com as mais diversas manifestações culturais e artísticas como forma de ampliar os horizontes e romper paradigmas, como é demonstrado pela prórpia Orquestra através da inclusão de instrumentos musicais típicos de Mato Grosso, como a viola de cocho".

Entusiasmado com a beleza do espetáculo e a reação do público de Lucas do Rio Verde, o prefeito Marino José Franz ressaltou a importância de mesclar o erudito e o popular para estimular o gosto pela música clássica. "Iniciativas como esta mostram que a música não tem fronteiras. Sentimos orgulho da Orquestra de Câmara do Estado", disse ele.

Para 2008, novidades vêm por aí. "Pretendemos manter a série de 'Concertos Populares', trazendo estas apresentações para alguns bairros de Cuiabá e Várzea Grande", adianta o maestro. É esperar para ver.

Os "Concertos Populares" tem o patrocínio principal da ADM World e a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Votorantim, EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox e Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoiadores as empresas Localiza, Restaurantes Serra, Amazon Hotel, Fisk, Editora Tanta Tinta e Sesc Mato Grosso.

Para mais informações, visite o site www.orquestra.mt.gov.br ou entre em contato pelo telefone (65) 3624 4729.





Fonte: Assessoria/Orquestra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205842/visualizar/