Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 08:30
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Depois de dois meses e com a chegada das chuvas no Nortão, na semana passada, termina hoje o período de proibição de queimadas no Estado. Inicialmente, terminaria no último dia 15, mas a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) prorrogou por mais 10 dias, devido a falta de chuvas.

Mato Grosso encerra este período de restrições de queimadas, usadas também para abertura de áreas destinadas a agricultura, entre os que mais queimaram no país. Assim como em anos anteriores, os registros aumentaram consideravelmente desde julho.

Foram detectados, pelo satellite NOAA-15, do Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), somente em agosto e setembro, 8.978 focos. O segundo no ranking, perdendo apenas para o Pará, que lidera com 9.202 registros. Alguns municípios da região Norte estão entre os que mais queimaram.

No ano passado, os registros foram maiores. Somente em agosto, foram 6.600 focos detectados no Estado. A redução vem em resposta às intensas cobranças aos órgãos ambientais, já que, além do crime contra o meio ambiente, o aumento de fumaça causa sérios problemas de saúde na população.

Mas vale lembrar que, mesmo com a liberação de queimadas, é necessária autorização da Sema para a queima em áreas rurais.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205879/visualizar/