Autoridades apresentam propostas ao orçamento federal para MT
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), avaliou como fundamental o fato de as discussões sobre o Orçamento Público da União de 2008 ter passado por Mato Grosso. De acordo com o parlamentar, os temas saúde, educação, segurança pública, saneamento e infra-estrutura são prioridades do país que, para os estados, servem de logísticas de novos investimentos. “O Congresso ouviu as reivindicações da nossa sociedade, assim como a de outros estados. No entanto, acredito ter sido de grande importância a discussão do orçamento ter acontecido aqui”, disse Sérgio.
O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Totó Parante, anunciou a inclusão de recursos no valor de R$ 48 milhões destinados à duplicação da rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães.
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), reiterou suas reivindicações para a continuidade das obras do rodo-anel, orçado em R$ 42 milhões. Durante o evento, um movimento de lideranças chamou atenção pelas faixas de pedido de recursos para o asfaltamento da MT- 343, ligando as cidades de Cáceres a Barra do Bugres.
O deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB) destacou que a prioridade das obras não deve levar em consideração o número de habitantes do município, como prevê alguns projetos do Governo Federal, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Pátio observou ainda que, os orçamentos federal e do estado devem atender as reivindicações de criação de cursos profissionalizantes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet); reestruturação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e criação de assentamentos rurais.
Para o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), apesar de algumas obras estarem previstas no PAC, o Governo Federal deve dar atenção as outras prioridades dos estados, como na área de saneamento e saúde. Neste caso, o reitor da UFMT, Paulo Speller, defendeu a aplicação do orçamento para a construção do hospital de ensino da Universidade, na região do Coxipó. A obra, que ainda está no projeto, e deve ser peça de emenda da bancada federal de Mato Grosso, prevê verba de R$ 83 milhões.
O secretário de Infra-estrutura de Mato Grosso, Vilceu Marchetti disse que a continuidade das obras nas BR´s dentro do estado ainda chama atenção pelos problemas já conhecidos da sociedade. No entanto, ele acredita que para 2008, o Governo Federal deva resolver a conclusão das obras das BR´s 158 e 163, 242 e a duplicação da Serra de São Vicente até Rondonópolis. Vilceu adiantou que o governo estadual tem depositado na Caixa Econômica R$ 10,5 milhões, de um total de R$ 14 milhões que serão gradativamente investidos em obras de saneamento nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande a partir do próximo ano. “Em relação as BR´s temos problemas de licenciamento ambientais que estão sendo resolvidos. Outros têm projetos, mas não tem convênio. No entanto, a contra-partida do governo estadual para o saneamento está em andamento para a capital e Várzea Grande”, disse Vilceu.
O secretário de Planejamento de Mato Grosso, Yênes Magalhães, disse que o Governo do Estado tem prioridade em relação à area de saneamento básico, estradas, habitação e a conclusão da BR-163, dentro do território Mato-grossense. Mas, como o Plano Plurianual é federal, a conclusão da 163 fica até a divisa ente os dois estados, em direção a Santarém (PA).
Dentro das propostas do estado, Yênes solicitou a conclusão da BR-158 a da BR- 242, além da duplicação de trechos da BR-163 e BR-364. Outra reivindicação é para a construção de casas populares em Mato Grosso. Para o setor de saúde, a prioridade é para a construção de outro hospital regional. Para isso, já foi acertada com o ministro da Saúde e com o presidente Lula, a construção do Hospital Universitário mencionado pelo reitor Paulo Speller. “O governo vai gastar o mesmo valor que iria gastar com o término das obras do hospital que está paralisado há vários anos, em Cuiabá Para o setor do turismo, o Governo Federal tem por meio de emenda, intenção de concluir o asfaltamento da estrada de Barão de Melgaço até Santo Antônio do Leverger. “São dois pontos importantes para o turismo, principalmente para a Baixada Cuiabana, região que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano”, avaliou Yênes.
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