Professor da UNED desenvolve tese de doutorado em Diamantino
O Prof. MSc. Elton Alves de Andrade, docente do curso de Educação Física da UNED e doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto em Portugal, está desenvolvendo os estudos referentes à sua tese em Diamantino, tendo como público alvo, os portadores de diabetes do tipo 2 cadastrados no Programa Saúde da Família. O objetivo da pesquisa, segundo o professor, é avaliar a influência do exercício físico moderado sobre os parâmetros bioquímicos e morfológicos de pacientes diabéticos do tipo 2 residentes em Diamantino. O referido estudo de doutoramento é conduzido na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em Portugal, e tem como parceiros a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, Universidade Federal de Mato Grosso e a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino.
Durante este estudo, os pacientes que fazem parte desta pesquisa, passarão por diversas avaliações ao longo de seis meses, sendo submetidos a exames periódicos como: insulina de jejum, hemoglobina glicosilada, glicemia de jejum e pós-prandial, além do monitoramento das medidas biométricas de peso, razão cintura quadril e percentual de gordura corporal. O programa conta hoje, com a participação de 89 pacientes de ambos os sexos e é desenvolvido na pista de atletismo da Escola Estadual Dr. José Manoel Murtinho no bairro Novo Diamantino, que concedeu apoio total, através de sua direção, para a utilização do espaço físico.
De acordo com Elton Alves de Andrade, a participação das enfermeiras chefe dos PSF’s, médicos, bioquímico, agentes comunitários de saúde e demais funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, é de fundamental importância para o sucesso da pesquisa, pois, atualmente seria impossível, pensar em saúde, sem trabalhar multidisciplinarmente, envolvendo os mais diversos profissionais da área. A realização desta pesquisa não seria possível, se não fosse o empenho da Secretária Municipal de Saúde, Marinese Meira, que não mede esforços para que programas e atividades de pesquisa como esta, sejam implantados em Diamantino, com o intuito da prevenção, tratamento e promoção da saúde.
Para a UNED, a capacitação e a atualização contínua de seu quadro docente é fundamental para que a qualidade do ensino em seus cursos de graduação mantenha o padrão de excelência desejado, sendo alicerçado pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão, atingindo direta e indiretamente todos os segmentos da sociedade, conforme argumenta a Diretora Geral da Instituição, Profa. Esp. Anaí da Silva Vargas. Os resultados obtidos neste estudo subsidiarão a implantação de programas de exercícios físicos voltados para a comunidade diamantinense, prevenindo assim, o aparecimento das doenças ditas crônico-degenerativas como a obesidade, diabetes e hipertensão arterial, promovendo a saúde e qualidade de vida da população.
Comentários