Aprovada na CI indicação de Heraldo Consentino para diretor do DNIT
A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou, nesta quinta-feira (20), a indicação de Heraldo Consentino para exercer o cargo de diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). A matéria ainda será votada pelo Plenário. O relator da mensagem, enviada pela Presidência da República, foi o senador Eliseu Resende (DEM-MG).
Consentino é natural de Jaboatão dos Guararapes (PE), graduou-se em Administração de Empresas e tem mestrado em Planejamento e Gestão Organizacional. Segundo Eliseu Resende, o indicado tem ampla experiência como auditor externo independente, tendo atuado mais de 30 anos como auditor de empresas do setor. Desde 24 de abril de 2003, Consentino vem desempenhando a função de subsecretário de Planejamento de Orçamento do Ministério dos Transportes.
O DNIT é o órgão executor da política de transportes determinada pelo governo federal. Como autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes, foi implantada em fevereiro de 2002 para desempenhar as funções relativas à construção, manutenção e operação de infra-estrutura dos segmentos do Sistema Federal de Viação.
O órgão funciona sob administração direta da União e atua nos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário, conforme Decreto nº 4.129 de 13/02/2002. É dirigido por um Conselho Administrativo e por sete diretores nomeados pelo Presidente da República, e conta com recursos da União para a execução das obras.
Consentino disse, durante os debates na comissão, que existe um estudo de retomada de planejamento estratégico que pretende distribuir de forma mais adequada os recursos destinados ao setor. Hoje, o modelo adotado é concentrado em rodovias, argumentou, e o plano busca melhorar a distribuição dos modais na área de transporte, com vistas a diminuir o custo-Brasil.
Comentários