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Cidades/Geral
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 13:54

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A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager) inicia no próximo mês de outubro a fiscalização anual dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica, Rede Cemat.

De acordo com o diretor regulador de Energia Elétrica, Pedro Paulo Carneiro Nogueira, os técnicos da Ager vão fiscalizar todos os serviços prestados pela Rede Cemat, além de visitar as agências comerciais da concessionária no Estado para a verificação da qualidade do atendimento aos consumidores desde a solicitação da segunda via da conta até uma reclamação mais complexa.

Outro trabalho desenvolvido no período de fiscalização é a verificação dos processos de ressarcimento aos usuários por danos, como por exemplo a queima de aparelhos eletroeletrônicos, que podem ocorrer por alguma deficiência no fornecimento de energia elétrica, ou seja, quando ocorre alguma queda de energia brusca ou oscilações freqüentes. Será feito também, fiscalizações na qualidade do atendimento do número 0800 disponibilizado pela Rede Cemat, nos programas de obras da concessionária e manutenção de sub-estações e distribuição, classificação e o cadastramento dos consumidores de baixa renda, atendimento de ligação e religação da energia elétrica, dos processos de coleta de dados e apuração dos indicadores de duração equivalente de interrupção por unidade consumidora (DEC) e freqüência equivalente de interrupção por unidade consumidora (FEC).

A presidente da Ager, Márcia Vandoni, ressalta que neste ano a fiscalização tem um diferencial em algumas regiões do Estado. “Realizamos duas consultas públicas no último mês de agosto nos municípios de Sorriso e Arenápolis, com o objetivo de ouvir a sociedade e colher subsídios e informações no que se refere à qualidade dos serviços prestados à população pela concessionária de energia elétrica. As consultas realizadas em parceria com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foram o termômetro para avaliar os serviços e orientar a fiscalização que será efetuado pela Ager e Aneel, com base no contrato de concessão e na legislação vigente”.

A Aneel, por meio de um convênio, delegou há seis anos para Ager a fiscalização da distribuição, geração e qualidade da energia elétrica no Estado. O convênio permite que a Agência Reguladora faça notificações e autuações à concessionária de energia elétrica, usinas termelétricas e hidroelétricas.

A Ager este ano já realizou as fiscalizações de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ocorrida de 16.07 a 20.07 e Programa de Universalização de 27.08 a 06.09.

Somente no primeiro semestre de 2007 a Ager recebeu 4.797 solicitações de ouvidoria com relação à energia elétrica. Essas solicitações variam desde informações a reclamações e sugestões, sendo a maioria destas sobre o atendimento da Rede Cemat, o 0800 da concessionária, variação de consumo/consumo elevado/erro leitura, pedido de ligação e cobrança indevida, flutação/ variação/ oscilação de tensão e cobrança por irregularidades, ressarcimento de danos elétricos e extensão de rede.

Ager é uma agência multisetorial que fiscaliza e regula os serviços no Estado de energia elétrica, transporte coletivo intermunicipal de passageiros, transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, terminais rodoviários, saneamento e gás natural. A Agência disponibiliza aos usuários destes serviços uma ouvidoria.

Os usuários que buscaram solucionar seus problemas na concessionária de energia elétrica e não obtiveram resultados satisfatórios, podem procuram a ouvidoria da Ager por meio do 0800 641 6464 (7h às 18h) ou na própria agência localizada na Av. Carmindo de Campos, 329-Shangrilá (8h às 12h e 14h às 18h) ou acessar o site www.ager.mt.gov.br , assim como os demais serviços.





Fonte: Assessoria de Comunicação Ager – MT

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