Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Setembro de 2007 às 19:45
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


O trabalho de pesquisa “Reflorestamento para preservação dos Mananciais”, desenvolvido por alunas da Escola Municipal Jorge Carlos Ferreira, da comunidade Pontal do Marape, vai representar Nova Mutum na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia, que será promovida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia no próximo mês em Cuiabá. Ele foi um dos selecionados na I Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, sediada no município no último mês.

A pesquisa foi elaborada pelas alunas Angélica Boehm e Bruna Ferreira, da 8ª série. Elas identificaram sérios problemas na preservação de mananciais e nascentes existentes na comunidade e a partir daí propuseram ações de preservação para recuperar estes locais, para isso detectaram quais as plantas de maior relevância para ajudar nessa revitalização.

A coleta de sementes bem como os estudos sobre a vegetação local permitiu que fossem criados viveiros de mudas de espécies predominantes nos mananciais, através de mutirões cooperativos na comunidade escolar. Nos próximos meses, Angélica e Bruna estarão juntamente com toda a comunidade, iniciando os trabalhos de reflorestamento nos mananciais, com espécies características dos mesmos.

Uma das fases da Mostra aconteceu em Nova Mutum entre os dias 08 e 12 de setembro e outra em Água Boa, entre os dias 11 a 15 de agosto. Destas duas fases foram selecionados seis municípios que estarão participando agora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Cuiabá, de 01 a 07 de outubro, no Parque Mãe Bonifácia. Os melhores trabalhos receberão como prêmio um data-show.

Para secretária de Educação e Cultura de Nova Mutum, Ida Pedrollo, a classificação da Escola Jorge Carlos Ferreira para a fase final da Mostra é muito importante. “Isso é um exemplo da importância da integração escola/comunidade. Como resultado temos a transformação do ambiente físico, social e até econômico”, disse. Ela complementou dizendo que o empenho dos profissionais da educação nesse processo é fundamental e que os professores do Pontal do Marape sabem fazer isso muito bem.

Além de Nova Mutum estão participando os trabalhos: “Poluição Sonora” do Município de Água Boa, “Cinturão Verde” representando Campo Novo dos Parecis, “Preservação do Rio Sete de Setembro” da cidade de Canarana, “Aquecedor 100% Pró-Ambiente” de Juína e “O consumo de hortifruti no Município de Sorriso-MT”. O evento, que será promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) e Secretarias de Estado de Esporte (Seel) e de Educação (Seduc).





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206624/visualizar/