Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 18 de Setembro de 2007 às 16:50

    Imprimir


A Secreraria de Estado do Meio Ambiente (Sema) instalou nesta terça-feira (18) amostradores de poluentes atmosféricos no Centro de Cuiabá que irão medir a qualidade do ar, analisando a quantidade de material particulado (poeiras, resíduos de queima de biomassa, fuligem, pólen), dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono existentes.

Os aparelhos foram instalados no Palácio da Instrução onde vão ficar por cinco dias, período necessário para a coleta das amostragens. Em 10 dias a Sema terá a análise destas amostragens e um primeiro levantamento da qualidade do ar em Cuiabá.

O coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Leandro Maraschin, ressaltou que esta é a primeira ação que permitirá diagnosticar se a capital está dentro da legislação ambiental."Vamos fazer uma pesquisa para comparar com o que a Legislação vigente. O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estipula o máximo de poluição permitida e com este trabalho vamos identificar se Cuiabá está dentro deste limite", afirmou.

OPERACIONALIZAÇÃO

Os amostradores foram ligados às 11h desta terça. A cada 24 horas o filtro será substituído e as soluções absorventes de gases serão substituídas. O filtro anterior é pesado, para verificar a quantidade de particulado retido e as soluções analisadas em laboratório. Serão cinco amostragens, para poder verificar a variação. A previsão é que até o dia 28 seja divulgado o primeiro resultado qualitativo do ar da Capital





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206689/visualizar/