Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 18 de Setembro de 2007 às 14:52

    Imprimir


O Governo do Estado participa até quinta-feira (20.09) da Ação Biodiesel BR 2007, promovido desde a manhã desta terça-feira (18.09) no Centro de Eventos do Pantanal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo em Cuiabá, discute em conferências e debates as possibilidades que se abrem no país à cerca dos combustíveis renováveis (biocombustíveis), para substituição dos combustíveis fósseis.

O secretário-adjunto da Sicme, Manoel Antônio Rodrigues Palma, lembrou que o Governo, por iniciativa própria, já vem buscando alguns caminhos para a questão do biocombustível. Ele citou como exemplo um projeto de lei que concede benefícios fiscais para quem utilizar o biodiesel no Estado. “Vamos contemplar um setor extremamente importante de MT que é a agricultura familiar. Para gerar emprego e renda para os pequenos produtores”. O projeto está pronto e deve ser enviando à apreciação na Assembléia Legislativa.

Em Mato Grosso, a questão ambiental é a principal preocupação do Governo, além da concessão de incentivos. Palma explicou que o combustível renovável não é novidade no Estado, mas que realizam um trabalho criterioso para que aqueles empresários que já faziam uso do combustível também possam receber os incentivos. “Já estamos trabalhando junto a Sema nas ações de instalações das industrias no Estado”, destacou o secretário, frisando a preocupação do Estado com o meio ambiente e a intenção de promover o desenvolvimento sustentável.

A Biodiesel BR 2007 vem de encontro com o trabalho de discussão que o governo estadual faz em todo o Estado. A universidade poderá proporcionar dados da realidade da produção e do uso dos biocombustíveis em Mato Grosso, nos demais países da América Latina e do mundo. Os pesquisadores poderão traçar ainda um parâmetro nos demais países da América do Sul. O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina já tenta estabelecer um convênio com a Embrapa para a realização de um estudo da produção no país.

DESENVOLVIMENTO

O cooperativismo foi citado pelos participantes como uma das opções ao desenvolvimento do Estado e do país. Segundo o coordenador do evento, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, uma infinidade de empresas de biodiesel se instala em Mato Grosso. Os exemplos estão no interior, onde se vê a presença de indústria de pequeno, médio e grande porte. Dados da Sicme apontam que o Estado está para se tornar o maior produtor brasileiro de combustíveis renováveis, a previsão é que produção supere já em 2008 1 bilhão de litros.

“Os biocombustíveis em geral estão na pauta internacional por causa dos dados do efeito estufa, mudanças climáticas e até do preço em relação aos combustíveis fósseis. O Brasil virou vitrine, porque somos o único do mundo a utilizar biocombustiveis em veículos automotivos há mais de 30 anos”, avaliou o coordenador.

O presidente da Famato, Armando Corral, também participou da abertura da Biodiesel BR 2007. Na ocasião falou da importância das pesquisas para o desenvolvimento do Estado e da participação da universidade para a inserção do biocombustível no Agronegócio Brasileiro. Ao final do discurso citou duas restrições que produtor mato-grossense vem enfrentando, que é a questão ambiental e as distâncias dos centros consumidores e portos exportadores.

Participam também da solenidade de abertura, representantes governamentais, acadêmicos, pesquisadores, empresários e diversos setores da sociedade, principalmente do setor na Argentina, Bolívia e Paraguai. Entres eles, representante do Ministério de Integração, Cristian Scheneider; reitor da UFMT, Paulo Speller; presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-SESCOOP/MT), Onofre Cezário de Souza Filho; e o deputado estadual Ademir Bruneto.

PROGRAMAÇÃO

Pela manhã, os participantes assistiram à conferência “A agroenergia como fator de integração do Continente Americano”, com o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães. Logo depois, ocorreu uma mesa redonda com o tema: “A instalação de alcooldutos na Região Centro-Oeste”.

Simultaneamente aos debates ocorrem a “Expo Energias Alternativas”, uma exposição de equipamentos e experiências para a produção de energia limpa, e o fórum “Produção de biocombustíveis em sociedades cooperativas”, que ocorre nesta quarta-feira (19.09).





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206719/visualizar/