Judiciário realiza quatro movimentos de conciliação
O Poder Judiciário vai realizar, até o final do ano, quatro movimentos de conciliação que vão abranger todas as comarcas do Estado. O objetivo do movimento é difundir a cultura da conciliação na sociedade. A conciliação consiste em acordo entre as partes sem necessidade de recorrer a um processo judicial.
Na programação está previsto para o dia 26 de setembro, em comemoração ao dia Estadual dos Juizados Especiais, o primeiro “Movimento pela Conciliação dos Juizados Especiais”. Na oportunidade, todas as comarcas já programaram audiências de conciliação. Até o momento estão agendadas quase duas mil audiências.
Paralelo às conciliações, o Poder Judiciário prepara um grande evento na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. O cidadão poderá sanar as dúvidas sobre conciliação e receber atendimento no próprio local, além de conhecer o funcionamento dos Juizados Especiais. Estarão presentes na praça representantes dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Serviço de Atendimento Imediato (S.A.I.) e o Juizado Especial Itinerante (J.E.I.).
Conforme a programação do Tribunal de Justiça, já estão confirmadas conciliações em todas as varas e juizados especiais cíveis do Estado. No cronograma também estão previstas audiências de conciliações nos dias 5, 6 e 7 de novembro. No dia 8 de dezembro acontece o “Dia Nacional da Conciliação”.
Comentários