Área plantada deve crescer 4,2% na safra 07/08, prevê Agroconsult
André Debastiani, engenheiro agrônomo e analista da Agroconsult, afirma que o destaque desta safra será o milho, cujo plantio está estimulado pela alta nas exportações e por preços melhores. Ele diz que as exportações brasileiras de milho devem atingir 8,5 milhões de toneladas até o final do ano.
Debastiani explica que a produção recorde 51 milhões de toneladas de milho na safra 2006/07 gerou um excedente que está sendo exportado "com um cenário de preços internacionais bastante favorável nesse período de entressafra norte americana. A Europa, por exemplo, está pagando um prêmio ao milho brasileiro de mais de US$ 60 por tonelada, por este ser livre de OGM, o que favorece as exportações e aquece o mercado interno".
Em relação à soja, Debastiani diz que a commodity "encontra-se em um bom momento. A redução de área de soja nos Estados Unidos para dar lugar ao milho enxugou os estoques e despertou a preocupação no mercado quanto à área de soja a ser plantada na próxima safra. Certamente no final do ano veremos no mercado uma grande disputa entre áreas de soja, milho e trigo primavera nos EUA, o que dará sustentação ao preços de soja."
Na opinião do analista, este ano será de recuperação para a agricultura brasileira. "O Sul do país alcançará praticamente a mesma área total plantada de 2004, sendo que, no Paraná, a área plantada aumentará em função do avanço da cana sobre as áreas de pastagens. Já no Centro-Oeste, a recuperação total da área plantada em 2004 só deverá acontecer no próximo ano, já que os produtores ainda encontram-se bastante descapitalizados. A área de soja no Brasil - que soma 22 milhões de hectares - ainda não chegou ao total plantado em 2004 (de 23,4 milhões de hectares)."
Comentários