Mudanças indicam rumo para 2008
A pouco mais de um ano das eleições municipais do próximo ano, os pretensos candidatos já estão se movimentando no cenário político em Sinop. Vários políticos estão trocando de siglas para se acomodarem politicamente pensando em 2008. Dois exemplos desse troca-troca são os atuais vereadores Francisco Gimenez, o “Chicão do Varejão” (PDT), e Valdemar Júnior (PPS).
Chicão deixou os Democratas e foi para a base do principal pré-candidato do PDT à prefeitura de Sinop, o empresário Roberto Dorner. O ex-democrata disse que foi para o PDT para adequar sua carreira política. Ele confirmou que pretende se reeleger vereador, mas não esconde sua pretensão de alçar vôos mais distantes e ambiciosos, como concorrer a deputado estadual em 2010 ou até mesmo a chance de disputar o pleito majoritário municipal em 2012.
Valdemar está deixando o PPS para ingressar no PMDB do deputado estadual Juarez Costa. A mudança de sigla também pode ser vista como uma forma de adequação política e fortalecimento da base peemedebista do município. De acordo com o parlamentar, sua ida ao PMDB é devido à amizade e o apoio à reeleição que tem do deputado e pré-candidato à prefeitura de Sinop pelo PMDB.
Outro parlamentar convidado a integrar os quadros do PMDB foi o vereador e o atual presidente do PPS municipal, Mauro Garcia. No encontro regional do PMDB ocorrido em Sinop no mês passado, com a participação dos presidentes estadual e nacional, Carlos Bezerra e Michel Temer, respectivamente, Garcia foi convidado a se integrar ao partido.
No entanto, Garcia, que é da base de oposição ao prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), não deve mudar de partido. Pois é dado como praticamente certa a coligação entre PPS e PMDB de Sinop. O partido de Garcia seria usado para acomodar o montante excedente de candidatos a vereador pelo partido de Juarez. Ou seja, muitos dos pretensos candidatos do PMDB iriam para o PPS para pleitear uma cadeira no Poder Legislativo já que há um numero fixo de candidatos por partido e esse número não pode ser excedido. É uma forma de acomodação e fortalecimento ao mesmo tempo do PPS sinopense.
O atual vereador Roberto Trevisan, o “Betão” (DEM), foi outro que estava descontente com o atual partido e cogitou mudar de sigla. No entanto, ao que parece, o parlamentar recebeu garantias do partido de que vai se fortalecer para disputar o próximo pleito municipal com toda a força. Porém, rumores colocam em dúvida a permanência de Betão no DEM e dão como certa sua migração para o PDT.
Deixando de lado os políticos com mandatos, há os sem mandatos que estão se movimentando a todo o instante nos bastidores da política sinopense, uma delas é o advogado Leonildo Severo. Até o começo deste ano, o advogado estava filiado ao Partido Verde (PV) do pré-candidato a prefeito Paulo Fiúza. Agora ele integra os quadros do Partido da República do pré-candidato a prefeito e secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho.
Em reportagem anterior do Diário Regional, quando Severo ainda estava no PV, ele avaliou até a possibilidade de colocar seu nome nas prévias do antigo partido como pré-candidato a sucessão municipal. “Se o nome crescer, vamos disputar as prévias como pré-candidato”. No entanto, sua “mira” é uma cadeira no Poder Legislativo municipal.
O caso mais comentado e intrigante dos últimos tempos foi do ex-vereador e empresário, Ivanildo Ramos, o “Ivanildo do Camping Clube”. O ex-parlamentar fazia parte dos quadros do PPS. No último pleito, foi candidato a deputado federal pelo partido, mas não teve uma votação expressiva.
Comentários