Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Setembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


Balanço oficial do incêndio em Chapada dos Guimarães revela que ao todo foram queimados 19% da mata do Parque. E para o combate ao fogo, a conta passou de R$ 5 mil.

Os técnicos disseram que o alerta continua no Parque, já que o fogo não foi apagado totalmente. “Estamos fazendo o rescaldo bem feito. Mas sempre tem o risco de que a qualquer momento possa recomeçar o incêndio”, disse o coordenador do PrevFogo, Rodrigo Falleiro.

Foram 19 dias de combate ao fogo. Relevo acidentado, vento forte e baixa umidade do ar dificultaram os trabalhos das equipes. O incêndio destruiu 16.200 equitares, cerca de 6 mil estão dentro do Parque. O equivalente a 19% da reserva. Na área atingida estão pontos turísticos como Morro de são Gerônimo e a Serra do Quebra Gamela.

A queimada que deixou um prejuízo incalculável para o meio ambiente, custou 520 mil para o poder publico. Um gasto que segundo a pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Janaína Santana da Costa, poderia ser evitado. “Os órgãos do Estado que deveriam atuar na prevenção não atuam. Agora, não adianta remediar”, comentou Janaína.

Segundo o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/mt), Paulo Maier, existe um conjunto de esforços que é aplicado diretamente. Contratação de brigadistas, preparo de pessoal e aquisição de equipamentos. “Mas nos temos uma serie de investimentos indiretos. E antes do fogo existir ou no inicio do fogo, permite que a gente faça as intervenções necessárias”, afirmou Maier.

Com o fogo sob controle, as atenções do Ibama recai sobre a origem do incêndio. A suspeita recai sobre um pequena propriedade, que fica a 5 quilômetros ao sul do Parque. Nas investigação serão usadas imagens de satélites, além de perícia no local.

O período de proibição das queimadas, que já foi estendido de 15 para 25 de setembro pode ser novamente prorrogado. Isso se não vier uma ajuda do céu até lá para acabar com a seca.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207226/visualizar/