Vacinação contra à aftosa em MT será realizada em novembro
Até a utilização, o produto deve ser mantido em uma temperatura entre 2 a 8 graus centígrados. Quando levado a campo, o frasco deve ser acondicionado em embalagem de isopor com gelo e conservado à sombra. Já o frasco com sobra de vacina deve retornar à geladeira. O congelamento, ou aquecimento do produto, retira a capacidade de vacina de imunizar os animais.
A aplicação pode ser intramuscular ou subcutânea e a dose correta é de 5 mil, independente da idade do animal. Para reduzir os riscos de contaminação e formação de caroços nos animais devem ser utilizadas agulhas e seringas esterelizadas com trocas a cada 10 aplicações. Agulhas com ponta torta, aparência suja ou que tenham caído ao chão também precisam ser trocadas.
Após a vacinação, o pecuarista deve comparecer à unidade veterinária, onde foi cadastrada sua propriedade e apresentar a declaração de vacinação acompanhada da nota fiscal da compra da vacina. Com esse documento o pecuarista comprova a vacinação e mantém seu cadastro atualizado.
Comentários