Microcrédito já beneficiou 68 pessoas em Campo Novo do Parecis
Em pouco mais de um ano de funcionamento, o projeto Microcrédito já auxiliou 68 camponovenses a começar ou incrementar o próprio negócio. O microcrédito é um projeto de geração de emprego e renda, destinado a oferecer oportunidade de crédito a empreendedores excluídos do sistema financeiro, que tenham habilidade e experiência de trabalho e queiram iniciar ou ampliar o seu próprio negócio.
Por meio desse projeto o governo do estado concede empréstimo de até mil reais, em 12 parcelas, sem juros e com carência de três meses. Para ter acesso a esse crédito o candidato não pode possuir restrição cadastral (Serasa, SPC e outros), deve possuir habilidade na atividade pretendida, ser maior de 18 anos e ter renda mensal de até três salários mínimos.
O agente de crédito da MT Fomento em Campo Novo, Edílson Sonsin explica que o dinheiro não é entregue a pessoa. “Ele é depositado diretamente na conta da empresa que vai fornecer as matérias-primas, máquinas ou equipamentos, que são os bens financiáveis pelo projeto”, assegura.
As garantias exigidas também são facilitadas. Para o capital fixo – aquisição de equipamentos – a garantia é o próprio bem financiado. No caso de capital de giro (matéria-prima) existe o aval comum e o solidário. Este último pode ser feito de forma cruzada. Um tomador do empréstimo pode ser avalista no contrato de outra pessoa.
Gerenciamento do Microcrédito - Outro requisito para acessar o recurso é participar de um curso de gerenciamento do microcrédito, oferecido gratuitamente pelo Sebrae. De acordo com Edílson as inscrições para o próximo curso já estão abertas. Ele acontecerá nos dia 04 e 05 de outubro, em local ainda a ser definido. “É importante destacar que esse curso é fundamental para quem deseja acessar o microcrédito”, destaca Edílson.
Comentários